O que é intertextualidade e como ela se aplica dentro de um texto?

Índice

O que é intertextualidade e como ela se aplica dentro de um texto?

O que é intertextualidade e como ela se aplica dentro de um texto?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

Por que podemos dizer que a intertextualidade é uma condição muito importante para a construção dos sentidos de leitura?

A intertextualidade é um elemento muito importante para a construção de sentidos do texto, colaborando em muito para a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código linguístico, mas também do conhecimento das relações intertextuais.

O que significa intertextualidade e cite um exemplo?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

Quais são as formas de intertextualidade?

Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.

  • ALUSÃO. ...
  • CITAÇÃO. ...
  • EPÍGRAFE. ...
  • METÁFRASE E PARÁFRASE. ...
  • PARÓDIA. ...
  • PASTICHE. ...
  • PLÁGIO. ...
  • TRADUÇÃO.

Como se faz um paralelo entre dois textos?

De maneira geral, a intertextualidade é a relação entre textos....

  1. Pode ser difícil de ser identificada pelo leitor;
  2. Sua relação com o texto-base/original é indireta, logo, pode não ser tão clara;
  3. Não é tão fácil encontrar elementos do texto-fonte;
  4. Exige do leitor um conhecimento prévio sobre o conteúdo.

O que Éintertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

Quando ocorre a intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Qual a importância da intertextualidade para a leitura?

A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos. ... Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida.

Porque ocorre a intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Qual a relação entre a leitura e a intertextualidade?

RESUMO: É unindo a leitura e a intertextualidade, elementos que se relacionam e estão sempre juntos, que se resulta em uma produção textual, sendo esta fruto da união entre leitura e intertextualidade. Trabalharemos neste artigo a relação existente entre estes três elementos para a formação de um leitor crítico, a intertextualidade, ...

Será que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos?

Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo:

Quais são os exemplos de intertextualidade na literatura?

Segue abaixo alguns exemplos de intertextualidade na literatura e na música: Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade.

Como é apresentada a intertextualidade direta?

Não é apresentada a intertextualidade de forma direta, mas sim através da apresentação de características simbólicas. A mais bonita de todas era sem dúvida Helena - a minha filha e não a outra. Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte.

Postagens relacionadas: