Como era organização dos povos iorubás?

Índice

Como era organização dos povos iorubás?

Como era organização dos povos iorubás?

Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.

Como estavam organizados politicamente os povos iorubás?

Cada um era chefiado por um obá,os obas passaram a reconhecer o chefe do Reino de OIO,chamado de alafim,como o mais importante deles. O reino de Oio tornou-se um imperio,dominando varias aldeia e cidades-estados ao redor que abarcavam partes do Benin e da Nigeria atuais.

Quem eram os povos iorubás e bantos?

Eles pertenciam a uma grande variedade de povos, que no século XIX, foi classificada em dois grandes grupos linguísticos: banto e iorubá. Os iorubás constituem um grande grupo étnico-linguístico da África Ocidental, representando 20% da população da Nigéria.

Qual a contribuição dos iorubás para o Brasil?

Os iorubas cultuam os orixás. ... Xangô, por exemplo, é o orixá da justiça, representado por raios e trovões. Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".

Postagens relacionadas: