Como era a relação entre Capitu e Bentinho?

Índice

Como era a relação entre Capitu e Bentinho?

Como era a relação entre Capitu e Bentinho?

Quando começam a namorar, Capitu pensa em vários planos para livrar Bentinho da promessa, com ajuda de José Dias, amigo que vive em casa de D. ... Nessa altura, casa com Capitu e seu amigo Escobar casa com Sancha, amiga de infância da noiva de Santiago. Os dois casais são muito unidos.

Quem é Bentinho e Capitu Qual é a relação entre os dois?

Bentinho (Bento Santiago): o narrador-personagem que conta suas memórias, membro da elite carioca do século XIX. Capitu (Capitolina): grande amor de Bentinho, personagem de origem pobre, mas independente e avançada. Escobar: o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário.

Como era a relação entre Capitu e Bentinho durante a infância adolescência?

Os dois casais eram felizes e se tornaram muito amigos. Contudo, Bentinho e Capitu sentiam-se contrariados por não terem filhos. Dois anos mais tarde, nasceu um menino, chamado de Ezequiel. O menino crescia e Bentinho, sempre inseguro e ciumento, via nele a cara de Escobar.

Quais são as circunstâncias do personagem Bentinho?

As circunstâncias apresentadas no romance não são capazes de confirmar nada, pois se trata de uma história contada pelo próprio personagem: não há outro ponto de vista que não o do próprio Bentinho. Selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Machado de Assis com trecho de Dom Casmurro.*

Quem tem solução para o problema de Bentinho?

Porém, D. Glória faz com que o filho cumpra a promessa, e ele vai para o seminário. Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”.

Quais são as semelhanças entre Bentinho e Escobar?

Bentinho começa a ver semelhanças entre seu filho e o defunto Escobar; são semelhantes os olhos, as feições, o rosto, o corpo inteiro, segundo o narrador, de forma que “Escobar vinha assim surgindo da sepultura, [...] para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume”.

Quem é o melhor amigo de Bentinho?

Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”. Dessa maneira, Bentinho, finalmente, consegue sair do seminário. Bentinho vai estudar Direito e se forma bacharel aos 22 anos.

Postagens relacionadas: