Como era a relação dos professores com os alunos antigamente?

Índice

Como era a relação dos professores com os alunos antigamente?

Como era a relação dos professores com os alunos antigamente?

O diálogo entre professor e aluno era uma situação isolada, a qual separava o professor do aluno como seres distantes um do outro, onde o conhecimento era absorvido automaticamente e mecanicamente sem muito espaço para questionamentos, tornando o saber desinteressante.

Qual a importância do professor na construção do conhecimento do aluno?

A relação professor-aluno é de suma importância em todas as modalidades de ensino. O bom relacionamento entre o binômio professor/aluno pode motivar à construção do conhecimento. ... Assim sendo, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a relações existentes entre os sujeitos.

O que devemos esperar do professor na construção do conhecimento?

O educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe de tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida (GADOTTI, 1999, p. 2).

Qual a relação entre o professor e o aluno?

Há uma grande relação entre o professor e o aluno, visto que cada um faz um papel diferente, mas que ambos se referem ao conhecimento da forma diferente, como o professor que é o veículo deste processo de ensinar, e o aluno que representa o papel do absorvedor daquilo que será ensinado.

Por que os professores têm um grande impacto nos alunos?

Os professores têm um grande impacto nos alunos pelo que ensinam, os valores que transmitem e pela relação que criam. O fomentar desta relação é tão importante quanto uma oportunidade para os alunos desenvolverem empatia e autonomia, que potencia a sua aprendizagem agora e o seu desenvolvimento futuro.

Qual o papel do professor na aula?

A aula também é o principal artifício educacional que direciona e conduz os alunos ao conhecimento, visto que o professor seja o mediador destes comprometimentos, que servirá como ícone institucional, e como suporte das leis vigentes que as ampara como de obrigatoriedade do professor ensinar pra que o aluno, da melhor e maior forma possa aprender.

Qual a reciprocidade entre professor e aluno?

A reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando é tratado como pessoa e não como número, ou seja, mais um.

Postagens relacionadas: