O que caracteriza a sociedade espartana?

Índice

O que caracteriza a sociedade espartana?

O que caracteriza a sociedade espartana?

A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.

Como era a organização da sociedade espartana?

A organização da sociedade espartana se dava por grupos que exerciam determinadas funções. Como as regras eram bastante rígidas, os lugares sociais também não se alteravam com facilidade. Esparta era, portanto, uma cidade de profunda divisão social, visível na concentração dos poderes políticos e na própria forma de se tomar decisões.

Qual era a cultura espartana?

Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência. A cultura espartana era basicamente militar, já que os jovens eram educados para a guerra. Os homens deviam ser entregues ao Estado pelos pais assim que completassem 7 anos, onde receberiam ensinamentos militares até que completassem 60.

Qual a origem da economia espartana?

A economia espartana era baseada no cultivo de cerais, videiras e oliveiras, além da extração de minerais. Os espartanos temiam as influencias estrangeiras, então diminuíram ao máximo o comércio com o exterior. Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência.

Quem eram os espartanos?

Os espartanos, ou esparciatas, descendentes dos primitivos invasores dórios, formavam a classe dominante, e seus membros eram os únicos que tinham direitos políticos e eram considerados os cidadãos de Esparta. Para pertencer a essa classe, os indivíduos precisavam ter pais cidadãos, além de ter recebido a educação dispensada pelo Estado.

Postagens relacionadas: