O que o Platão acreditava?

Índice

O que o Platão acreditava?

O que o Platão acreditava?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...

Quem matou Platão?

Eric dispara e atinge o braço de Platão, que cai. O vilão, então, aplica uma injeção fatal.

Qual a relação entre Platão e a política?

Platão e a Política. Na política Platão contribuiu com sua maneira humanista de refletir sobre o homem e uma sociedade justa. Para ele, a Política era considerada uma das mais nobres atividades, posto que estava relacionada com a pólis, ou seja, as cidades gregas e a organização da vida dos cidadãos.

Quais são os períodos da teoria de Platão?

Períodos do Platonismo. O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

Qual a origem da filosofia de Platão?

De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.

Quais são as obras de Platão?

Obras de Platão. Das obras de Platão, cerca de trinta chegaram até nossos dias. As mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República (dez volumes) Protágoras. Apologia. Fedro. Timon. Banquete.

Postagens relacionadas: