Quais as características gerais da sociedade colonial espanhola?

Índice

Quais as características gerais da sociedade colonial espanhola?

Quais as características gerais da sociedade colonial espanhola?

A sociedade colonial da América Espanhola era caracterizada por uma grande concentração dos poderes políticos nas mãos de uma pequena classe de homens - especialmente os Chapetones, mas também os Criollos -, concentração fundiária, hierarquização social e divisão baseada em critérios de "raça".

Qual era a base da sociedade colonial espanhola?

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. ... Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas.

Como era a sociedade colonial construída em Nova Espanha?

Sobre a sociedade colonial construída em Nova Espanha, é correto afirmar que: ... distinguia-se de outras sociedades coloniais, pois as diferenças sociais presentes nela eram de classe, e não de cunho ético: não importava a cor da pele para a determinação de um lugar social, mas as posses de um indivíduo.

Como se caracteriza a sociedade colonial?

A sociedade colonial era escravista e baseada na economia latifundiária. A primeira cultura a render lucros foi a cana-de-açúcar. Durante o período da sociedade colonial, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de açúcar. ... A base da sociedade colonial brasileira era formada pelos negros escravos.

Como se caracterizam as sociedades coloniais?

A sociedade colonialista era totalmente escravista e a economia latifundiária e baseada na monocultura. A cana-de-açúcar ocupava o posto de produto mais produzido, sendo o “carro-chefe” das grandes propriedades.

Quais grupos sociais formavam a base da sociedade colonial espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:

  • Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.
  • Criollos: vinham logo abaixo. ...
  • Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Qual era a base da sociedade?

A economia de uma sociedade baseia-se na produção de bens e na prestação de serviços. Bens são os objetos materiais produzidos para satisfazer as necessidades e os desejos de seres humanos.

Quais as sociedades de colonização espanhola?

Sobre tais sociedades podemos afirmar que: I – Nas áreas de colonização espanhola, explorou-se, exclusivamente, a força de trabalho das populações ameríndias, sob a forma de relações servis, como a mita e a ecomienda.

Qual foi o desgaste da administração colonial espanhola?

Ao longo do século XVII e XVIII, os interesses político-econômicos da elite criolla e a ascensão do ideário iluminista criaram um sério desgaste na administração colonial espanhola.

Quais foram os territórios colonizados pela Espanha?

Países Colonizados pela Espanha. São muitos os territórios que foram ocupados pelos espanhóis na América. Vejamos: Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Honduras, Cuba, República Dominicana, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala e México.

Qual a maioria das colônias espanholas na América?

Veja abaixo as principais características da sociedades das colônias espanholas na América. - A grande maioria da população colonial da América Espanhola era formada por índios.

Postagens relacionadas: