Onde os feudos viviam?
Onde os feudos viviam?
Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, as florestas e as pastagens comuns, a terra pertencente à igreja paroquial além da casa senhorial (Manor), que ficava na melhor terra cultivável. Pastos, prados e bosques eram usados em comum. A terra arável era divida em duas partes.
Qual a origem da sociedade feudal?
Ela foi marcada por uma produção agrária e de subsistência, onde predominava o trabalho servil e a influência do cristianismo. A sociedade feudal se caracterizava por ser uma sociedade estamental, ou seja, uma estrutura social fixa hierarquizada e que estava dividida em estamentos.
Qual era a base do sistema feudal?
Essa era a base do sistema feudal: a relação servil de produção. Nos feudos ocorria a maior parte das relações sociais, a proteção em troca de serviços e obrigações. Os senhores feudais possuíam terras e exploravam suas riquezas cobrando impostos e taxas, concedia terras e quem as recebia era vassalo, com obrigações mútuas e juramentos de ...
Qual a origem do feudalismo na Europa inteira?
Toda a economia do período feudal estava vinculada à propriedade de terra, dada à força da agricultura de então. Não é possível esmiuçar as características da Europa inteira durante o feudalismo, já que as regiões tinham suas particularidades. Ainda assim, tem fatores que são comuns à maioria das localidades na época.
Qual a pirâmide social do feudalismo?
Ilustração da pirâmide social do feudalismo onde se mostra os três estamentos sociais. A sociedade feudal baseava-se na existência de três estamentos sociais – nobreza, clero e servos. Nobreza. No topo da hierarquia social estava o rei, que concentrava pouco poder político, que era dividido entre ele e os senhores feudais.