Porque o romantismo é importante?

Índice

Porque o romantismo é importante?

Porque o romantismo é importante?

O Romantismo influenciou as Artes de forma geral, a filosofia e até mesmo o pensamento político de sua época. Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo.

O que foi a estética romântica?

1. Romantismo Surgiu em 1789, em oposição aos padrões da aristocracia.  As ideias fundamentais da estética romântica podem ser resumidas pelas expressões gênio, imaginação criadora, originalidade, expressão, comunicação, simbolismo, emoção e sentimento. ...

Qual a característica correta sobre o romantismo no Brasil?

A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.

O que influenciou o romantismo?

O Romantismo é um movimento que influenciou e foi influenciado pelo contexto histórico da época. O período foi marcado pela superação do absolutismo, no qual a aristocracia deixava de ter o poder e a burguesia passava aditar as normas políticas.

Qual foi a grande importância do Romantismo no Brasil?

O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. ... Possuindo manifestações tanto em prosa quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais marcos da Literatura em nosso país.

Por que o Romantismo foi tão importante para a crise da razão?

A crise da razão O símbolo do início do romantismo na Europa foi a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, pelo escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, em 1774. Este movimento foi uma reação ao espírito racionalista, derivado do Iluminismo, e que que pretendia abraçar o mundo e orientar a sociedade.

Qual o papel da estética romântica?

Carcterísticas da estética romântica: Negação do convencional e da imitação. O artista romântico não imita: ele cria; quer ser original. ... O gênio do artista: amor, paixão, emoção, intuição (criação de uma nova sensibilidade). Interpretar a realidade a partir da emoção: sentimentalismo.

Qual a característica da estética romântica?

O homem romântico defendia uma estética artística que valorizava muito mais a expressão do sentimento do que a razão, ou seja, havia uma supervalorização das suas emoções. Nas obras do romantismo estão claramente expressos os sentimentos do artista, como pessimismo, tristeza, tédio, sonho, angústia e amor.

Qual é a principal característica do romantismo?

O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.

Por que o Romantismo no Brasil foi marcado pelo romantismo?

Assim, além do subjetivismo, do culto à natureza, do escapismo e do sentimentalismo, o romantismo no Brasil foi fortemente marcado pelo nacionalismo, pela exaltação do índio, entre outras características próprias. Apesar de envolver diversas áreas da arte, o período romântico no Brasil foi fortemente voltado para a literatura e poesia.

Como surgiu o impulso do romantismo?

O impulso do Romantismo surgiu como um contraponto da intensa racionalização e mecanização provenientes da revolução industrial. Ele é marcado por um ambiente intelectual de grande rebeldia, oposição à realidade social e inconformismo às regras que determinavam o fazer artístico, principalmente na literatura.

Qual o efeito do romantismo na política?

Especificamente na política, o romantismo teve um efeito complexo, uma vez que os apelos às emoções inspiraram muitos discursos políticos utilizados no conservadorismo, liberalismo, nacionalismo, etc. O romantismo buscava um afastamento dos valores de urbanização, progresso e racionalidade.

Como foi surgido o romantismo na Alemanha?

Originalmente surgido na Alemanha, que estava se formando como nação, o Romantismo teve bases nacionalistas e se mostrou como espaço para a religação à natureza e também à essência humana. Como você verá a seguir, esse contexto foi um marco em comum para o Brasil, que passava justamente pelo processo de independência de Portugal.

Postagens relacionadas: