Como era a representação do corpo humano durante a Idade Média e como era visto?

Índice

Como era a representação do corpo humano durante a Idade Média e como era visto?

Como era a representação do corpo humano durante a Idade Média e como era visto?

Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso. Nessa postura de pensamento a igreja passou a emitir padrões durante o ato sexual, para que houvesse controle da população, e para que todos passassem a ter uma noção de pecado quanto ao ato sexual fosse praticado de forma desvairada.

Quais os cuidados com o corpo durante a Idade Média?

MATOS E GENTILE (2004) dizem que, na Idade Média, a nudez sofreu uma repressão severa. FARACO E MOURA (1995) mencionam que homens e mulheres, nobres e camponeses, vestiam-se com roupas longas. Cobrir o corpo, além de proteger das variações climáticas, era uma questão moral e religiosa, decorrente do cristianismo.

Como era as primeiras representações do corpo humano?

A primeira imagem do corpo humano de que se tem conhecimento foi encontrada às margens do rio Danúbio, na vila de Willendorf, e recebeu o nome de Vênus de Willendorf. Tratava-se de uma pequena estátua (10 cm) que foi talhada em uma pedra calcárea e possuía cerca de 25 mil anos.

Qual a história do corpo na Idade Média?

A história do corpo na Idade Média é, assim, uma parte essencial de sua história global. ( LE, GOFF E TRUONG, 1924, p.10). A sociedade Medieval vivia mergulhada em grandes tensões, relacionadas a imagem de Deus e do homem e sobre tudo que fazia parte do cotidiano. Mas o que nos chama atenção é a visão teórica predominante entre o corpo e alma.

Como é representado o corpo na sociedade medieval?

Trazendo numa perspectiva medieval, o corpo é representado de várias maneiras, visto desde a exaltação, até a humilhação e veneração, exercendo, portanto, papéis diferentes nos moldes da sociedade medieval. Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso.

Como entender a história do corpo?

Para entendermos melhor devemos olhar para a história do corpo, no período medieval, repensado suas diferentes formas e concepções, uma vez que o corpo conserva em si, os vestígios dos cuidados de que foi objeto e dos acidentes que sofreu. Ora repositório de prazer, ora de dor.

Como se dá o declínio da Idade Média?

FARACO E MOURA (1995) afirmam que o declínio da Idade Média se dá com o crescimento da burguesia, a chegada do comércio e as grandes navegações, no fim do século XV. Já SOUTO MAIOR (1969) sugere que este longo período de tempo chega ao fim com a peste negra e as cruzadas.

Postagens relacionadas: