Como a indisciplina pode ser encarada pelo professor?

Índice

Como a indisciplina pode ser encarada pelo professor?

Como a indisciplina pode ser encarada pelo professor?

A disciplina deve ser encarada de modo satisfatório, onde o aluno tenha prazer em aprender, aceitando que a indisciplina é algo que só atrapalha na construção dos saberes, segundo Koff e Pereira (1999, p. 149) : ... Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos.

Quem geralmente está envolvido na indisciplina escolar?

Problemas relacionados à indisciplina escolar são muito comuns nas instituições de ensino. ... Porém, esse desafio não deve ser atribuído somente ao educador: os coordenadores pedagógicos, e demais funcionários da escola, também estão envolvidos nesse tipo de situação.

Como acontece a indisciplina na escola?

A pesquisa concluiu que a indisciplina é causada, sobretudo, pela desmotivação do aluno e que isso é consequência ou tem ligação direta com outras causas como: a desvalorização do ensino formal ofertado pelas escolas, a falta de autoridade do professor, dentre outras.

Quais os motivos da indisciplina no mundo contemporâneo?

O problema de indisciplina pode ser provocado por problemas psicológicos ou familiares, ou da construção escolar, ou das circunstâncias sócio – históricas, ou então, que a indisciplina é causada pelo professor, pela sua responsabilidade, pelo seu método pedagógico, etc.

Como resolver o problema da indisciplina na escola?

Saiba como lidar com alunos indisciplinados e desinteressados

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Organize o ambiente. ...
  5. Estimule a autonomia. ...
  6. Incentive a cooperação. ...
  7. Promova exercícios de respiração.

O que é disciplina e indisciplina na escola?

Disciplina e indisciplina na escola: um desafio constante na sala de aula. Disciplina vem da palavra discípulo (aquele que segue), ou seja, aprendiz. ... Percebe-se que o resultado dessa indisciplina vem de alunos que apresentam dificuldades no relacionamento familiar, social e/ou pedagógico.

Quem são os mais prejudicados na indisciplina escolar?

Todos saem perdendo quando situações de indisciplina se estabelecem no ambiente escolar. Além disso, a indisciplina pode ser um foco de tensão entre famílias e a escola. Os mais prejudicados, neste sentido, são sempre os alunos.

Quais as consequências da indisciplina na sala de aula?

Os professores entrevistados, apontaram alguns fatores que são consequências para a indisciplina: desmotivação, repetência, exclusão, não aprendizagem, falta concentração entre outros, portanto são prejudiciais a qualidade de ensino, defasagem, rendimento, evasão escolar e exclusão escolar.

Quais seriam as causas da indisciplina escolar?

Dessas causas, vamos destacar aqui 3, que estão diretamente relacionadas ao contexto escolar:

  • Falta de interesse nas aulas. ...
  • Dificuldade de dosar as ações contra a indisciplina infantil. ...
  • Violência gerada por violência sofrida. ...
  • Queda no rendimento escolar individual. ...
  • Comprometimento da aprendizagem do grupo.

Quem é culpado pelo problema da indisciplina na sala de aula?

Não somente o professor é culpado pelo problema da indisciplina na sala de aula, apesar de ter sua parcela de culpa, mas também outros indivíduos e instituições são responsáveis por essa realidade em evolução constante.

Qual a razão da indisciplina em sala de aula?

Uma das grandes razões da indisciplina em sala de aula é a carência que os alunos têm da consciência moral e ética. Carência essa, que tem gerado muitos conflitos entre os alunos e até mesmo na relação professor-aluno.

Quando começou o questionamento sobre a indisciplina dos seus alunos?

O questionamento dos professores sobre a atual indisciplina dos seus alunos tem um foco muito remoto, algo próximo aos 900 anos atrás, com o chamado Currículo Disciplinar Instrucionista. Com ele conseguíamos “domar” os alunos; os mantínhamos sobre “rédeas” curtas.

Qual é a indisciplina?

Indisciplina é a negação da disciplina. É a incapacidade de mediar os conflitos dialéticos entre adequação e transformação apontados por Vasconcellos.

Postagens relacionadas: