Como era a situação da Itália na época de Maquiavel?
Índice
- Como era a situação da Itália na época de Maquiavel?
- Como era o contexto político da Itália na época de Maquiavel?
- Qual o sentido da expressão boas leis e boas armas na obra O Príncipe de Maquiavel?
- Que foi Maquiavel?
- Quais as formas de conquistas de novos principados?
- Como é a atividade política de Maquiavel?
- Qual a atualidade da obra de Maquiavel?
- Qual o raciocínio político de Nicolau Maquiavel?
- Qual a origem da expressão Maquiavel?
Como era a situação da Itália na época de Maquiavel?
Esse texto procura elucidar alguns aspectos da Itália durante a época de Maquiavel, entre os séculos XV e XVI em pleno período renascentista, uma época do florescimento artístico e intelectual; a Itália vivenciava um período conturbado, marcado por guerras, conspirações, traições e assassinatos.
Como era o contexto político da Itália na época de Maquiavel?
Maquiavel estava inserido no contexto do Renascimento italiano e viveu durante o governo de Lourenço de Médici. ... Aos 29 anos de idade, Maquiavel entrou para a política com o cargo de Secretário da Segunda Chancelaria (um dos órgãos auxiliares da Senhoria, encarregado das guerras e politica interna).
Qual o sentido da expressão boas leis e boas armas na obra O Príncipe de Maquiavel?
“Boas leis” é argumento recorrente de Maquiavel, como mecanismo que, ao lado das “boas armas”, proporciona a conservação dos Estados.
Que foi Maquiavel?
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo político, historiador, diplomata e escritor italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici.
Quais as formas de conquistas de novos principados?
Maquiavel coloca algumas possibilidades de conquista e correspondentes conservações para os principados: pode-se conquistar pela própria virtu (energia, vigor, resolução, talento, bravura, ferocidade), ou seja, fazendo uso de armas próprias; ou pela fortuna e pelas armas alheias; ou as que se devem ao favor e ...
Como é a atividade política de Maquiavel?
Conforme afirma Francisco Welffort (2001) sobre Maquiavel, “a atividade política, tal como arquitetara, era uma prática do homem livre de freios extraterrenos, do homem sujeito da história. Esta prática exigia virtú, o domínio sobre a fortuna”. (WELFFORT, 2001, p. 21). Não pare agora...
Qual a atualidade da obra de Maquiavel?
A obra de Maquiavel – polêmica, mas sempre presente no discurso político – embora produzida há mais de meio milênio, ainda pode ensinar, e muito, a sociedade marcada pelo frenesi do imediatismo. RESUMO: O artigo pretende discorrer sobre a atualidade de um pensador polêmico, mas sempre presente no discurso político: Maquiavel.
Qual o raciocínio político de Nicolau Maquiavel?
Inclusive os sociólogos modernos concordam entre si ao afirmar que Nicolau Maquiavel comentou grande parte do próprio raciocínio político na Obra “O Príncipe”, matéria indispensável em dezenas de áreas acadêmicas diferentes.
Qual a origem da expressão Maquiavel?
Além disso, fez surgir no imaginário e no senso comum a ideia de que Maquiavel seria alguém articuloso e sem escrúpulo, dando origem à expressão “maquiavélico” para designar algo ou alguém dotado de certa maldade, frio e calculista.