Como era a vida das viúvas na Bíblia?

Índice

Como era a vida das viúvas na Bíblia?

Como era a vida das viúvas na Bíblia?

Viuvez é um tema muito abordado na Bíblia. Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a pagá-la, o que implicava às vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte dos credores. ...

O que a Bíblia diz sobre viúvas?

“Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos. Somos órfãos de pai, nossas mães são viúvas. A epidemia sepultará aqueles que lhe sobreviverem, e as suas viúvas não chorarão por eles. Matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos.

Por que Jesus disse que a oferta da viúva foi a maior de todas?

A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr. lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na benção de Deus. Então Jesus recomendou que todos fizessem ofertas como a viúva, de todo o coração, não dando apenas o que sobra como estava sendo comum na época.

O que diz a Bíblia sobre a viúva?

43. Chamando seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais no gazofilácio que todos os ofertantes, ... porque estes deram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, tudo o que tinha para o seu sustento.

Quem tem direito ao dízimo?

Ninguém é obrigado a oferecer o dízimo. Ele deve ser doado de boa vontade com a mesma regularidade com que o fiel recebe seus ganhos regulares. Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante.

Por que a viuvez é muito abordada na Bíblia?

Viuvez é um tema social e muito abordado na Bíblia. Isso porque nos tempos bíblicos, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição social e econômica sofresse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. A grande maioria das viúvas daquela época, eram pobres.

Quais são as profetisas do Antigo Testamento?

Embora no Antigo Testamento estivessem incluídas as profetisas, elas eram menos proeminentes que os profetas masculinos na tradição judaica deste período. O nome Ana é o nome hebraico para Hannah (1 Sm 1.2). No AT temos também, Débora (Jz 4.4) e no NT, além de Ana, ainda temos os exemplos das filhas de Filipe (At 21.9).

Como o Antigo Testamento é incompreensível?

Nele, tudo subsiste” (Colossenses 1.17), ou seja, tudo o que está registrado no Antigo Testamento aponta para a pessoa e obra de Cristo, e sem Ele, não somente o Antigo Testamento fica incompreensível, como toda a existência humana e a História perdem seu sentido; sem Ele nada existiria.

Qual a cultura judaica do Antigo Testamento?

Dessa forma fica evidente que toda a cultura judaica do Antigo Testamento é fruto deste em sua forma “falada” (revelada por Deus) e, posteriormente, essa revelação falada foi registrada por meio da escrita.

Postagens relacionadas: