Como é a vida em Chernobyl?

Índice

Como é a vida em Chernobyl?

Como é a vida em Chernobyl?

Embora o solo ainda seja improdutivo no local – e os cálculos estimam que a área só se torne habitável por humanos novamente daqui a 24.000 anos –, animais selvagens estão prosperando e aproveitando a natureza sem precisarem se preocupar com a interferência humana. Raposa avistada nos arredores de Chernobyl em 2017.

É possível morar em Chernobyl?

Nem todo mundo sabe, mas visitar a área de Chernobyl é possível desde 2012. Após o acidente nuclear, há mais de três décadas, uma “zona de exclusão” de 30 km foi montada ao redor da Usina e da cidade de Pripyat. Embora ainda seja proibido morar, visitar a turismo é permitido.

Quais os riscos da radiação para a vida animal?

Uma meta-análise publicada em 2016 mostrou que a radiação em Chernobyl amplia a frequência e grau de cataratas nos olhos, diminui o tamanho do cérebro, aumenta a incidência de tumores, afeta a fertilidade e promove o aparecimento de anomalias do desenvolvimento nas aves.

Quando vão poder morar em Chernobyl?

Portanto, o efeito de radiação presente no solo é muito mais prejudicial para o ambiente do que a explosão de alguns quilos de radiação no ar. Segundo especialistas, a expectativa é que a região afetada de Chernobyl volte a se tornar habitável daqui a cerca de 20.000 anos.

Quais são as condições da vida selvagem em torno de Chernobyl?

Eles instalaram câmeras disparadas por sensores de movimento na zona de exclusão e descobriram indícios de uma ocorrência extraordinária de espécies: castores, texugos, linces, bisões e até mesmo um urso pardo. Mas nem toda a comunidade científica está de acordo em relação às atuais condições da vida selvagem em torno de Chernobyl.

Quando aconteceu o acidente de Chernobyl?

Depois de inicialmente negar ter havido qualquer acidente, os soviéticos finalmente fizeram um breve anúncio em 28 de abril. Uma criança que tinha apenas um ano de idade na época do desastre de Chernobyl faz um exame de ultrassom para verificar se sofreu algum efeito da possível exposição à radiação em longo prazo.

Por que a história de Chernobyl é incompleta?

Mas Higginbotham diz que a história contada sobre Chernobyl no Ocidente é muitas vezes incompleta e que "muitas coisas que foram escritas são baseadas em ideias pré-concebidas sobre como era a vida na URSS", deixando de lado a dimensão psicológica e humana daqueles que tomaram as decisões.

Qual a repercussão do desastre de Chernobyl?

O desastre de Chernobyl teve outra repercussão: seu preço econômico e político apressou o fim da União Soviética e estimulou o movimento global contra o uso da energia nuclear. Estima-se que o desastre tenha custado cerca de US$ 235 bilhões em danos.

Postagens relacionadas: