O que seria ideal para Platão?

Índice

O que seria ideal para Platão?

O que seria ideal para Platão?

Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.

Qual a origem da filosofia de Platão?

De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.

Quais são as obras de Platão?

Obras de Platão. Das obras de Platão, cerca de trinta chegaram até nossos dias. As mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República (dez volumes) Protágoras. Apologia. Fedro. Timon. Banquete.

Qual foi o encontro de Platão com Sócrates?

O encontro de Platão (427-348 a.C.) com Sócrates foi um momento decisivo em sua vida. Ele tinha sido criado com conforto e em meio à riqueza. Era um jovem belo e vigoroso, chamado Platão, dizem, por causa da largura dos ombros; distinguira-se como soldado e por duas vezes ganhara prêmios nos jogos ístmicos.

Quem é o filósofo grego Platão?

O filósofo grego Platão (4 a.C) representa o ponto de partida da filosofia política do Ocidente, bem como de grande parte de nosso pensamento ético e metafísico. Suas especulações sobre esses assuntos foram lidas e estudadas ao longo de mais de 2.300 anos.

Postagens relacionadas: