Quais são as principais características de Atenas e Esparta?

Índice

Quais são as principais características de Atenas e Esparta?

Quais são as principais características de Atenas e Esparta?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais eram as características de Atenas e Esparta?

Resposta: As principais características de Atenas e Esparta são o fato de que a cidade-estado de Esparta possuía uma economia voltada para a subsistência, sendo fraca a prática do comércio, enquanto que seu modelo de sociedade buscava produzir guerreiros, sendo o governo a monarquia.

Como era a organização da sociedade espartana?

A organização da sociedade espartana se dava por grupos que exerciam determinadas funções. Como as regras eram bastante rígidas, os lugares sociais também não se alteravam com facilidade. Esparta era, portanto, uma cidade de profunda divisão social, visível na concentração dos poderes políticos e na própria forma de se tomar decisões.

Como era a vida de um espartano?

Desde o momento que um espartano menino nascia, ele era preparado psicologicamente e fisicamente para integrar o exército e defender Esparta. Assim, receberia toda a preparação física necessária para que, quando mais velho, pudesse começar a participar oficialmente das guerras. Sua vida tinha as seguintes etapas:

Qual era o papel das espartanas na sociedade grega?

Um deles era com relação ao papel da mulher na sociedade. O lugar das espartanas pouco se parecia com o que era disponibilizado para qualquer outra mulher de uma cidade-Estado grega. Diferente dos homens, que eram treinados para as batalhas, as mulheres espartanas recebiam uma educação dada pelo Estado.

Como era o comportamento de um espartano?

O comportamento de um espartano era bastante curioso. Até os 30 anos, ele não tinha uma casa para chamar de sua. Morava com a tropa, em geral em barracos, na periferia da cidade ou em tendas de campanha, algo esperado para quem nasceu para guerrear.

Postagens relacionadas: