Quais eram as embarcações das grandes navegações?
Índice
- Quais eram as embarcações das grandes navegações?
- Como eram as embarcações portuguesas?
- Como era chamada as embarcações?
- Que tipo de embarcação eram as naus?
- Quais as consequências das grandes navegações?
- Quando começam as grandes navegações portuguesas?
- Quem era o capitão da navegação?
- Qual a origem das navegações pelo Oceano Atlântico?
Quais eram as embarcações das grandes navegações?
No início dos descobrimentos, as esquadras se compunham geralmente de caravelas, galeões e naus, embarcações armadas com canhões e movidas a vela. Os navios a remo não foram utilizados nas longas travessias oceânicas, tendo sido usadas pelos vikings no Atlântico Norte e por diversos povos no Mar Mediterrâneo.
Como eram as embarcações portuguesas?
A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar. As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular). Eram barcos fáceis de conduzir e controlar.
Como era chamada as embarcações?
As embarcações, em geral, eram chamadas de "naus" na época do descobrimento do Brasil, havendo diversos tipos de "naus".
Que tipo de embarcação eram as naus?
Nau é denominação genérica dada a navios de grande porte com capacidade de 200 pessoas, até o século XV usados em viagens de grande percurso. Em vários documentos históricos a nau surge com a denominação de nave (do latim navis, "navio"), termo utilizado quase sempre entre 12.
Quais as consequências das grandes navegações?
Consequências das Grandes Navegações. A expansão marítima europeia deixou marcas em todos os continentes. A Europa percebeu que havia mais povos, línguas e costumes, do que os conhecidos até então. Na maioria das vezes, o encontro de culturas foi repleto de violência.
Quando começam as grandes navegações portuguesas?
As grandes navegações portuguesas O pioneirismo português começa em 1415 com a conquista de Ceuta, uma cidade que era um importante entreposto comercial. Vejamos a cronologia das navegações portuguesas: 1415 – chegada à Ceuta, no norte da África.
Quem era o capitão da navegação?
Era dividido em dois pequenos quartos, um para o capitão e outro para o escrivão; Capitão: na maior parte das vezes era um nobre e tinha a autoridade máxima a bordo; Piloto: era quem tinha mais conhecimentos sobre 'a arte de navegar' e cordenava também todas as tarefas de navegação;
Qual a origem das navegações pelo Oceano Atlântico?
Por isso, comerciantes de Veneza e Gênova, que monopolizavam o comércio marítimo, buscaram alternativas para chegar às Índias. Isto vinha de encontro ao projeto de expansão marítima de Portugal e do Reino de Castela. Desta forma, os interesses de distintos grupos convergiram para patrocinar as navegações pelo oceano Atlântico.