Como foi o período da ditadura militar no Brasil?

Índice

Como foi o período da ditadura militar no Brasil?

Como foi o período da ditadura militar no Brasil?

A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.

Quais foram os movimentos de resistência à ditadura?

Destacaram-se: Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella, ex-deputado e ex-membro do Partido Comunista Brasileiro, morto numa emboscada em 69; Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo ex- capitão do Exército Carlos Lamarca, morto na Bahia, em 17 de setembro de 1971; e o Partido ...

Quem governou o Brasil no período da Ditadura Militar?

Ditadura militar brasileira
República Federativa do Brasil Brasil
← 19 →
1974–1979Ernesto Geisel
1979–1985João Figueiredo
Período históricoGuerra Fria

Qual o período da Ditadura Militar?

21 anos A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

Como era a educação no Brasil na ditadura militar?

Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.

Postagens relacionadas: