Como as cobras evoluíram?

Índice

Como as cobras evoluíram?

Como as cobras evoluíram?

Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (22) no periódico Science aponta três espécies de cobras peçonhentas que evoluíram venenos idênticos em épocas e lugares distintos. (Os biólogos chamam isso de evolução convergente: quando necessidades parecidas geram, por seleção natural, soluções de sobrevivência parecidas.

Qual o ancestral das cobras?

Acredita-se que as cobras atuais surgiram a partir de lagartos ( pertencentes ao grupo Varanid ) durante o período jurássico, os quais caçavam pequenos animais que se escondiam em tocas e buracos, e para pegá-los os "lagartos" eram obrigados a se esgueirar e se encaixar nesses "túneis", o que favorecia os "lagartos" ...

Qual foi a primeira cobra?

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul....Titanoboa cerrejonensis.
Reino:Animalia
Espécie:T. cerrejonensis

Como é que a cobra anda?

O animal se locomove por ciclos de contrações musculares em lados opostos da coluna vertebral. Curvando seu corpo em formato de “S”. Essas curvas seguem a direção da cabeça para a cauda. A serpente ondula o corpo alternadamente para um lado e para o outro, deslocando-se para frente em sentido horizontal.

Como a cobra expele o veneno?

O dente da serpente é o responsável pela inoculação do veneno na vítima. ... As opistóglifas são serpentes com pares de dentes grandes nos quais existem fendas por onde o veneno escorre.

Porque cobra existe?

Por isso, as cobras se tornam responsáveis pelo controle da população de ratos, por exemplo. Além disso, seu veneno também é muito valioso para a medicina. Ele é vastamente utilizado na indústria para a fabricação de medicamentos que tratam o câncer e a hipertensão.

Porque as cobras não tem pés?

A ausência dessa sequência de 17 pares de bases, as unidades químicas que compõem o DNA, em um trecho do genoma das cobras, fez esses répteis perderem progressivamente suas patas (Cell, 20 de outubro). ... No caso das cobras modernas, que não têm patas, o trecho de 17 pares de base está ausente.

Postagens relacionadas: