O que é rotação de cultura qual sua finalidade de um exemplo?

Índice

O que é rotação de cultura qual sua finalidade de um exemplo?

O que é rotação de cultura qual sua finalidade de um exemplo?

Define-se como rotação de culturas uma prática agrícola que consiste em alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. ... Um exemplo de rotação deste tipo é a que é feita entre o milho (cultura principal) e as leguminosas como a soja, o guandu, a crotalária e a mucuna.

Como é realizada a rotação de culturas ou de cultivos?

Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola.

O que é rotatividade da cultura?

A rotação de culturas é o processo em que se faz a alternação anualmente de espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. Estas espécies que serão escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, finalidade para a comercialização e também para recuperação do solo.

Por que é comum utilizar leguminosas após plantio de algumas culturas como o milho por exemplo?

As leguminosas produzem grande quantidade de biomassa, fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo, podendo ser usadas como adubo verde para fixar nitrogênio nas culturas.

Como a rotação de culturas acontece?

A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.

Como Escolher um sistema de rotação?

A escolha das espécies para um sistema de rotação depende das condições climáticas de cada região, das condições do solo, da época da semeadura, da finalidade da produção, entre outros fatores. Um sistema de rotação adotado em uma região pode ser inviável em outras regiões.

Como funciona o sistema de rotação de culturas?

Apesar da relevância desses fatores, devemos levar em conta que os camponeses medievais também empregavam o sistema de rotação de culturas. Nesta técnica, um lote de terras cultiváveis era dividido em três porções equivalentes. Nas duas primeiras, o servo estabelecia a plantação de duas culturas distintas.

Qual a finalidade da técnica de plantio?

Essa técnica de plantio tem como objetivo a conservação do solo e a consequente redução de sua exaustão. Nessa prática, por exemplo, uma espécie vegetal não é repetida na mesma área ao longo de um período estabelecido. É viável que se alternem espécies de sistemas radiculares (raízes) diferentes a fim de amenizar os efeitos de compactação do solo.

Quais as espécies destinadas à rotação de culturas?

As espécies destinadas à rotação de culturas devem ter a finalidade de recuperar e preservar a qualidade do solo, mas também se pode levar em consideração a importância econômica dessas espécies.

Postagens relacionadas: