Quando foi a era bacteriológica?
Quando foi a era bacteriológica?
Segundo Lemos e Lima (2002) a partir das últimas décadas do século XIX, a partir das pesquisas sobre a etiologia (causas) das doenças infecciosas, onde Pasteur atribui que doenças são causadas exclusivamente através da penetração e multiplicação de uma bactéria e nada mais do que isto.
Qual a crença acerca das doenças na Antiguidade e na Idade Média?
Na Idade Média européia, a influência da religião cristã manteve a concepção da doença como resultado do pecado e a cura como questão de fé; o cuidado de doentes estava, em boa parte, entregue a ordens religiosas, que administravam inclusive o hospital, instituição que o cristianismo desenvolveu muito, não como um ...
Qual a doença mais antiga do mundo?
A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar. Ouvir: Hanseníase: a doença mais antiga do mundo 0:00
Quando foi descoberta a doença?
Apesar da descoberta de seu causador ter ocorrido em 1873, existem registros na literatura dessa doença na China, Egito e Índia antes de Cristo. No século 6 a.C., já havia relatos sobre essa enfermidade.
Qual o conceito de doença?
O conceito de doença é o traço de união entre pensamento e ação, à beira do leito de enfermo.
Quais são as condições de vida dos doentes?
De modo geral, as condições de vida dos doentes melhoraram e o conhecimento da recém-nascida ciência psicológica, cresceu. Contudo, o internamento permanente dos pacientes continuou sendo praticado; mesmo com tratamentos, o estigma do termo “doente” seguia afastando essas pessoas de suas famílias e indicava algo tão perigoso quanto “louco”.