Como a lesão medular pode resultar em paralisia da musculatura dos membros inferiores?
Índice
- Como a lesão medular pode resultar em paralisia da musculatura dos membros inferiores?
- Por que uma lesão na medula espinhal pode causar paralisia?
- Quais as possíveis consequências de uma lesão medular?
- Porque a paralisia dos membros inferiores pode resultar em atrofia da musculatura?
- Quais são os tipos de lesão medular?
- Quais seriam as complicações presentes em um paciente com lesão medular em t3?
- Quais são as três principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
- Quando uma pessoa fica paraplégica ou tetraplégica quais as estruturas do sistema nervoso são atingidas por que a pessoa perde o movimento?
- Quais são as principais complicações de uma lesão ou trauma na medula?
- Quais os sinais clínicos decorrentes de uma lesão medular?
- Quando ocorre a paralisia muscular?
- Como diagnosticar a paralisia muscular?
- Por que a paralisia é temporária?
Como a lesão medular pode resultar em paralisia da musculatura dos membros inferiores?
A paraplegia é ocasionada quando a lesão ocorre nos segmentos medulares torácicos, lombares ou sacrais, ocasionando comprometimento parcial ou total sensório-motor como paralisia dos membros inferiores (MMII) com algum comprometimento do tronco, dependendo do nível da lesão.
Por que uma lesão na medula espinhal pode causar paralisia?
Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.
Quais as possíveis consequências de uma lesão medular?
Uma lesão medular pode comprometer a comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixa de ser automática. Se a lesão for incompleta, é possível haver recuperação parcial ou até total com o tempo.
Porque a paralisia dos membros inferiores pode resultar em atrofia da musculatura?
A atrofia muscular esquelética ocorre devido a uma diminuição das vias de síntese e/ou aumento das vias de degradação de proteínas. Uma vez que o tamanho da fibra muscular é afetado, o indivíduo perde massa muscular e força e, consequentemente, capacidade funcional.
Quais são os tipos de lesão medular?
As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.
Quais seriam as complicações presentes em um paciente com lesão medular em t3?
São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.
Quais são as três principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
No lado da lesão , o corpo perde a função motora, a propriocepção e os sentidos de vibração e toque. No lado oposto da lesão , há uma perda de sensações de dor e de temperatura.
Quando uma pessoa fica paraplégica ou tetraplégica quais as estruturas do sistema nervoso são atingidas por que a pessoa perde o movimento?
Definição. A paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente. A paralisia afeta os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo.
Quais são as principais complicações de uma lesão ou trauma na medula?
A lesão da medula espinhal é uma das mais graves complicações que causam incapacidade no ser hu- mano, pois provoca falência de uma série de funções vitais como: locomoção, sensibilidade, sexualidade, sistema urinário e intestinal e do sistema nervoso autônomo.
Quais os sinais clínicos decorrentes de uma lesão medular?
Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
Quando ocorre a paralisia muscular?
A paralisia muscular ocorre quando um grupo muscular não se contrai promovendo o movimento normal deste segmento. Quando um grupo muscular reduz ou perde a capacidade de contração a pessoa não é capaz de operar adequadamente a parte afetada do corpo e resulta na perda total ou parcial de realizar um determinado tipo de movimento.
Como diagnosticar a paralisia muscular?
A localização da paralisia muscular, a quantidade de áreas afetadas e outros sintomas podem ajudar o médico a diagnosticar a causa da paralisia muscular. Após uma avaliação física, seu médico poderá pedir os seguintes exames:
Por que a paralisia é temporária?
Dependendo do motivo, a paralisia poderá ser temporária enquanto o fator causador estiver presente ou permanente se os nervos e músculos estiverem danificados.