O que Eintertextualidade?
Índice
- O que Eintertextualidade?
- O que é intertextualidade e exemplos?
- O que vem a ser um intertexto ou intertextualidade?
- O que é uma paráfrase exemplos?
- O que é uma pastiche exemplos?
- Quais são os tipos de intertextualidade?
- Será que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos?
- Como é feita a intertextualidade?
- Quais são os exemplos de intertextualidade na literatura?
- Como usar a intertextualidade na sua redação?
O que Eintertextualidade?
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
O que é intertextualidade e exemplos?
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
O que vem a ser um intertexto ou intertextualidade?
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais.
O que é uma paráfrase exemplos?
Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. ... Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
O que é uma pastiche exemplos?
O Pastiche é uma obra literária ou artística em que se imita o estilo de outros autores, sejam escritores, pintores, músicos ou outros. É uma técnica que mescla estilos e que pode ser utilizada com sarcasmo, mas não é sua função , como ocorre no caso da paródia, que satirizara ou critica a obra de origem.
Quais são os tipos de intertextualidade?
Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.
- ALUSÃO. ...
- CITAÇÃO. ...
- EPÍGRAFE. ...
- METÁFRASE E PARÁFRASE. ...
- PARÓDIA. ...
- PASTICHE. ...
- PLÁGIO. ...
- TRADUÇÃO.
Será que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos?
Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo:
Como é feita a intertextualidade?
Além da paráfrase e da paródia, a intertextualidade pode ser feita também por meio da citação: Citação: A citação é um procedimento intertextual que acontece quando um texto reproduz outro texto ou parte dele. Essa reprodução é sinalizada por alguns marcadores, como as aspas.
Quais são os exemplos de intertextualidade na literatura?
Segue abaixo alguns exemplos de intertextualidade na literatura e na música: Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade.
Como usar a intertextualidade na sua redação?
Para começar, o uso da intertextualidade na sua Redação é uma boa forma de mostrar ao corretor seu repertório cultural e sua capacidade de fazer correlações entre o tema proposto e situações cotidianas ou atuais. Sendo assim, como você viu até aqui, a intertextualidade pode ser feita de maneira explícita ou implícita.