Quais são as fases da extensão rural?

Índice

Quais são as fases da extensão rural?

Quais são as fases da extensão rural?

1 - HUMANISMO ASSISTENCIALISTA (19) ➢ Visou promover a melhoria das condições de vida da. ...

  • 2 - DIFUSIONISMO PRODUTIVISTA (19) ➢ Visou promover a melhoria da produção e produtividade. ...
  • 3 – HUMANISMO CRÍTICO (Fase I - 19) ...
  • 4 – HUMANISMO CRÍTICO (Fase II – 1990 em diante)

    Quando começa a extensão rural?

    O ano de 1956 foi decisivo para a consolidação da Extensão Rural no Brasil. Após a criação dos Serviços de Extensão nos estados sulinos, houve um aceleramento no ritmo de expansão dos serviços, e vários outros estados começaram tomar iniciativa, para criar seus próprios Serviços de Extensão.

    Qual a principal característica que difere Assistência técnica a extensão rural?

    ou não. Neste caso, a extensão rural difere conceitualmente da assistência técnica pelo fato de que esta não tem, necessariamente, um caráter educativo, pois visa somente resolver problemas específicos, pontuais, sem capacitar o produtor rural.

    Qual era a principal característica do chamado modelo Difusionista inovador de extensão rural?

    O sistema capitalista penetra perversamente no meio agrário, buscando destruir pequenos agricultores que não o aceitasse em sua forma de imposição. O modelo difusionista-inovador estruturava-se segundo a intenção primordial de oferecer subsídios sobre como maximizar a adoção de tecnologia.

    Como é desenvolvido atualmente o serviço de extensão rural no Brasil?

    Atualmente, metade dos produtores do país recebe assistência técnica. É o extensionista que transfere o conhecimento produzido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos órgãos de pesquisa e nas universidades. São esses profissionais que transformam a linguagem científica em conhecimento prático.

    Quando começa a extensão rural e porquê?

    6.126, de 6 de novembro de 1974, iniciou a estatização do Sistema Brasileiro de Extensão Rural5 e assim foi instituída a Empresa Brasileira de Assis- tência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER) como empresa pública. A democratização do país propiciou o surgimento do movimento social extensio- nista, em 1986.

    Quais as definições de assistência técnica rural?

    A assistência técnica é o conjunto de atividades que permitem a comunicação, capacitação e a prestação de serviços aos produtores rurais, tendo em vista a difusão de tecnologias, gestão, administração e planejamento das atividades rurais preservando e recuperando os recursos naturais disponíveis.

    O que é Extensão Rural agroecológica?

    a Extensão Rural Agroecológica poderia ser definida como um processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias de investigação-ação participante, que permitam o desenvolvimento de uma prática social mediante a qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de ...

    Qual a origem do sistema de Extensão Rural no Brasil?

    (PEIXOTO, 2008) Decreto Lei de Vargas dispunha sobre a organização da vida rural (1945): Origem do sistema de extensão rural no Brasil

    Qual a circunstância da criação da Extensão Rural no Brasil?

    As circunstâncias da criação da extensão rural no Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasilia, v.16, n.2, p.97-134, maio/ago.1999. OLINGER, G. Ascensão e decadência da extensão rural no Brasil.Florianópolis: EPAGRI, 1966. 523 P. Bibliografia\\u000b \\u000b Peixoto, M. Extensão rural no brasil – uma abordagem histórica da legislação.

    Qual a prestação de assistência técnica para o produtor rural?

    Prestação de ATER para o Produtor Rural – Prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para pequenos e médios agricultores e seus empreendimentos.

  • Postagens relacionadas: