Qual era o regime político espartano?

Índice

Qual era o regime político espartano?

Qual era o regime político espartano?

Aristocracia MonarquiaRepúblicaDiarquia Esparta/Governo

Quais eram os regimes políticos de Atenas e Esparta?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. ... Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.

Como era chamado o regime político na Mesopotâmia?

A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.

Qual a diferença entre o governo de Atenas e o de Esparta?

A política dessas duas cidades talvez tenha sido a maior diferença entre elas. Atenas estabeleceu uma série de reformas que deram origem ao seu governo, de caráter democrático (mesmo que apenas 20% dos atenienses participassem dessa “democracia”). Em Esparta, o domínio da Aristocracia total prevalecia.

Quem sustentava a poderosa elite mesopotâmica?

Na prática, contudo, os grãos sustentavam os sacerdotes, representantes dos deuses na terra. Aos poucos, os reis foram sendo associados a essa elite religiosa, surgindo os Estados teocráticos.

Como se organizavam as cidades-estados de Atenas e Esparta quais eram as principais diferenças entre elas?

Atenas: política: havia um rei que era auxiliado por uma assembleia de cidadãos. ... Esparta: política: havia dois reis que eram auxiliados por um assembléia de cidadãos. Estes cidadãos ajudavam no governo e na elaboração de leis.

Quais foram as duas cidades gregas que mais se desenvolveram e quais eram as principais diferenças entre elas?

Atenas e Esparta foram duas cidades-estado com grandes poderes na Grécia Antiga. Porém, para se desenvolverem foram organizadas de maneiras bem diferentes, muitas vezes até antagônicas. ... Esparta, por sua vez, esteve localizada na região da Lacônia e sem contato direto com o Mar Mediterrâneo.

Quais são as principais características de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais foram as transformações políticas em Atenas?

Algumas delas trouxeram medidas bastante rígidas e duras, mas todo o processo de transformações políticas em Atenas resultou no nascimento da democracia. O primeiro grande reformador em Atenas foi Drácon, que, no século VII a.C., decretou uma lei sobre crimes cometidos em Atenas.

Quem foi o legislador da cidade de Atenas?

Foi na cidade-Estado de Atenas que pela primeira vez na História uma forma de governo democrática existiu. ... Outro legislador que ficou conhecido em Atenas foi Sólon, que em 594 a.C. aboliu a escravidão por dívidas. ... Essa mudança alterava a divisão antiga da cidade, em torno de tribos, o que garantia o poder à aristocracia.

Qual a origem da democracia em Atenas?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. De tal modo, Clístenes, baseada nas legislações anteriormente apresentadas por Dracon e Solon, iniciou reformas de ordem política e social que resultariam na consolidação da democracia em Atenas.

Qual a cidadania de Atenas?

A partir de Clístenes, foi declarada a cidadania a todos os homens livres e Atenas passou a ter uma organização política definitiva. A administração era feita por 500 membros que representavam as dez tribos de Atenas.

Postagens relacionadas: