Quais as principais diferenças entre a cidade de Atenas e Esparta?

Índice

Quais as principais diferenças entre a cidade de Atenas e Esparta?

Quais as principais diferenças entre a cidade de Atenas e Esparta?

Entre as principais diferenças entre Atenas e Esparta está o fato de que o modelo de governo da cidade-estado de Atenas era a democracia, enquanto que Esparta possuía uma monarquia (aristocracia).

Qual a diferença entre a educação de Esparta e Atenas?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Qual era a organização política de Esparta e Atenas?

A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia . Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides .

Qual a diferença entre Atenas e Esparta?

Já em Atenas, embora também houvesse concentração de terras, a democracia fez emergir a possibilidade de participação política entre os cidadãos comuns, ou seja, artesãos e camponeses. Isso fez com que Atenas não só se tornasse uma hegemonia mas também que se diferenciasse das outras cidades-estado, inclusive Esparta.

Qual a principal característica da sociedade espartana?

A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras. Até mesmo nas escolas, a educação espartana dedicava-se a uma pedagogia militarista, ou seja, o ensino da escrita estava voltado apenas para o necessário.

Como o regime político foi disseminado em Atenas?

O regime político aristocrático foi disseminado e uma nova estrutura social e política passou a vigorar em Atenas. Os governantes adotaram uma série de medidas políticas. Entre as mais importantes foram a do legislador ateniense Drácon, que escreveu as primeiras leis escritas e quis pôr fim à tirania dos poderosos.

Postagens relacionadas: