O que é a política na Grécia Antiga?

Índice

O que é a política na Grécia Antiga?

O que é a política na Grécia Antiga?

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

O que significa a palavra política e que relação ela tem com a pólis grega?

A palavra política tem sua origem da palavra gregapolis” que significa “cidade”. Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estados vizinhas.

Como era a Grécia antiga resumo?

A Grécia Antiga era o que chamavam de colcha de retalhos: diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união. Geralmente situadas ao redor do mar Egeu, tendo o mar Mediterrâneo ao sul, as cidades gregas se “expandiram” para diversos continentes.

Quais as formas de governo que a Grécia atravessou?

Em sua evolução política, Atenas conheceu várias formas de governo: monarquia, oligarquia, tirania e democracia. Já Esparta era uma cidade aristocrática, agrária e fechada às influências estrangeiras.

Como era a Grécia Antiga?

A Grécia Antiga tinha uma economia baseada no comércio, agricultura e produção de artesanato. O couro, metais e tecidos eram muito importantes economicamente. Na agricultura, destacavam-se a produção de uva, trigo e azeitonas. A pecuária tinha apenas animais de pequeno porte. Toda a sociedade grega tinha um comércio forte.

Como era a economia da Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga, ... Como era a economia da Grécia Antiga. A Grécia Antiga tinha sua economia baseada no cultivo de trigo, oliveiras e vinhedo.

Qual era a religião da Grécia Antiga?

Templo Partenon, dedicado à deusa Atenas, protetora da cidade de mesmo nome A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.

Qual a contribuição da Grécia Antiga para a literatura?

Outra grande contribuição das Grécia Antiga está na Filosofia, em especial, na Atenas do Período Clássico (século V). Nomes como Sócrates e Platão continuam influenciando a literatura atual. Teatro de Epidauro

Postagens relacionadas: