Quais as principais características do Futurismo?

Índice

Quais as principais características do Futurismo?

Quais as principais características do Futurismo?

O futurismo é um dos movimentos artísticos de vanguarda ocorridos na Europa do início do século XX. ... Assim, o movimento é conhecido pelo seu radicalismo ao propor a “destruição do passado”. São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente.

O que o Futurismo valorizava?

Manifestação artística que valorizava o desenvolvimento tecnológico. O Futurismo foi uma movimentação artística que fez parte das vanguardas europeias (movimento que causou uma ruptura com a tradição cultural do século XIX), assim como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.

Quais são as características da pintura futurista?

A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.

O que o chamado Futurismo propunha?

O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.

Quais os objetivos dos futuristas?

O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade.

Quais são os principais artistas do futurismo?

O futurismo deixou sua marca principalmente na pintura, mas também na literatura e arquitetura, entre outras artes. Assim, seus principais artistas são: Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944): Mafarka, o futurista (1909), romance. Umberto Boccioni (1882-1916): Carga dos lanceiros (1915), pintura.

Quando nasceu o movimento futurista?

Ele surgiu em 1909, com a publicação do Manifesto futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em um contexto de tensão política entre as grandes potências que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e de uma evidente evolução tecnocientífica. Assim, o movimento é conhecido pelo seu radicalismo ao propor a “destruição do passado”.

Quais são os elementos futuristas da pintura?

A guerra e o movimento são elementos futuristas da tela Carga dos lanceiros, de Umberto Boccioni. O futurismo deixou sua marca principalmente na pintura, mas também na literatura e arquitetura, entre outras artes. Assim, seus principais artistas são: Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944): Mafarka, o futurista (1909), romance.

Qual a importância do futurismo para a arte brasileira?

A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.

Postagens relacionadas: