O que a lepra faz no corpo?

Índice

O que a lepra faz no corpo?

O que a lepra faz no corpo?

A lepra, também conhecida como hanseníase ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.

Qual o nome da bactéria causadora da lepra?

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Muitas pessoas conhecem a doença pelo nome de lepra e pode ser chamada ainda de doença de Hansen.

Como age a hanseníase?

A hanseníase acomete os nervos periféricos, o que pode desencadear incapacidades físicas permanentes. Essa doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, no entanto, pode afetar também órgãos internos, como testículos, fígado, entre outros.

Qual é a origem da lepra?

Achado arqueológico sugere que lepra surgiu na Índia há cerca de 4.000 anos.

Quais são as consequências da lepra?

A lepra pode causar dano de olho com a participação dos ramos do nervo facial que inerva o olho ou pela infecção directa da pele ou do olho. Qualquer uma destes conduz a: Incapacidade fechar as pálpebras (lagophthalmos)

Como os leprosos eram tratados?

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

O que é um leproso?

Significado de Leproso adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que tem lepra; morfético, hanseniano, lázaro. [Figurado] Nojento, repulsivo, repugnante; vicioso, vil.

Por que a lepra pode ser curada?

Ela progride lentamente com uma média de período de incubação de 3 anos. A lepra pode afectar todas as idades e ambos os sexos. A lepra pode ser curada. A MDT mata a bactéria e pára a transmissão da doença. O doente de lepra pode levar uma vida completa-mente normal. Quando detectado cedo e tratado com MDT, a lepra não deixará ...

Por que a lepra é mais comum?

A lepra é mais comum em contextos de pobreza. Contrariamente à crença popular, não é uma doença altamente contagiosa. A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar.

Como é feito o diagnóstico da lepra?

O diagnóstico da lepra é feito através da observação das manchas na pele e dos sintomas apresentados pela pessoa.

Quais são os novos casos de lepra no mundo?

Em 2012, havia em todo o mundo 189 000 casos crónicos de lepra, uma diminuição acentuada em relação aos 5,2 milhões na década de 1980. No mesmo ano registaram-se 230 000 novos casos. A maior parte dos novos casos ocorre em apenas 16 países, dos quais a Índia contabiliza mais de metade.

Postagens relacionadas: