O que caracteriza a cidadania em Esparta?
O que caracteriza a cidadania em Esparta?
Em Esparta eram cidadãos apenas os soldados e os membros do exército, e os membros mais velhos do exército mandavam na cidade. Em atenas eram considerados cidadão apenas os atenienses homens, nascidos em atenas, filhos de atenieses e maiores de 21 anos.
Quem era o cidadão espartano?
Tornava-se um guerreiro, convivendo com outros companheiros em acampamentos militares, ouvindo exortações sobre a coragem e outras virtudes guerreiras e auto infligindo-se punições por faltas cometidas. O cidadão espartano era mantido pelo Estado para o único e supremo propósito da guerra.
Como eram classificados os habitantes de Esparta?
Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada ).
Qual a organização social da cidade de Esparta?
Clique aqui e conheça a organização social da cidade de Esparta! Os espartanos constituíram-se em uma sociedade altamente militarizada, com uma rígida hierarquia e disciplina para manter a ordem social.
Quem foi a cidade de Esparta?
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população.