O que podemos aprender com São José?

Índice

O que podemos aprender com São José?

O que podemos aprender com São José?

Através de São José, é como se Deus nos repetisse: “Não tenhais medo!”, porque “a fé dá significado a todos os acontecimentos, sejam eles felizes ou tristes”. O acolhimento praticado pelo pai de Jesus “convida-nos a receber os outros, sem exclusões, tal como são, com uma predileção especial pelos mais frágeis”.

Qual a história de São José?

História de São José São José era carpinteiro na Galiléia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

Quando começou a festa de São José?

São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja.

Quem escolheu o nome de São José?

Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para ser pai adotivo de seu Filho divino e humanado. E Jesus lhe era submisso, como mostra São Lucas. Santo Gertrudes (1256-1302), um grande místico da Saxônia, afirmou que “viu os Anjos inclinarem a cabeça quando no céu pronunciavam o nome de São José”.

Quando aparece o nome de São José no Ocidente?

No Ocidente, o nome de São José aparece nos Martirológios dos séculos IX e X, havendo pela primeira vez uma igreja construída em sua memória em 1129, em Bolonha. O seu culto foi aumentando sob a influência de São Bernardo, São Tomás de Aquino, Santa Gertrudes e Santa Brígida da Suécia.

Postagens relacionadas: