Como ocorre o processo de desenvolvimento de uma lesão cariosa?
Índice
- Como ocorre o processo de desenvolvimento de uma lesão cariosa?
- Como a lesão cariosa progride no esmalte?
- Quais são as zonas da lesão de cárie em dentina?
- Como deve ser realizada a remoção do tecido cariado em dentina?
- Como ocorre o processo de formação da cárie?
- O que é uma lesão cariosa?
- Quais são as zonas em uma lesão de cárie em esmalte?
- Quais são as características de cárie em esmalte?
- Quais são as características clínicas de uma lesão de cárie ativa em esmalte e em dentina?
- Como fazer a remoção do tecido cariado?
- Qual a causa da lesão cariosa?
- Como ocorre a hipersensibilidade dentinária?
- Como funciona o tratamento restaurador da cárie dentária?
- Como ocorre a penetração de substâncias através da dentina?
Como ocorre o processo de desenvolvimento de uma lesão cariosa?
O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.
Como a lesão cariosa progride no esmalte?
A lesão cariosa se propaga no interior dos tecidos dentários duros, ocasionando uma dissolução mineral. No esmalte dentário proximal a desmineralização inicia-se e acompanha a direção dos prismas, o que induz a formação de uma lesão cariosa com formato triangular, característico destas faces.
Quais são as zonas da lesão de cárie em dentina?
Morfologicamente a lesão de cárie em dentina pode ser dividida em: Zona de destruição; Zona de desmineralização superficial ou avançada; Zona de invasão bacteriana; Zona de desmineralização profunda, que é provocada por ácidos e enzimas, e precede a invasão bacteriana; e Zona de esclerose dentinária, mais próxima da ...
Como deve ser realizada a remoção do tecido cariado em dentina?
A dureza superficial é o método mais utilizado pelos profissionais para a remoção de dentina cariada e apresenta vantagens, tais como permitir a remoção da dentina desorganizada ou infectada e oferecer uma forma de resistência ao preparo cavitário, uma vez que a dentina remanescente não estará amolecida e não se ...
Como ocorre o processo de formação da cárie?
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
O que é uma lesão cariosa?
A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
Quais são as zonas em uma lesão de cárie em esmalte?
As características histológicas da lesão de cárie sem cavidade são descritas por diversos autores sob a forma de 4 zonas: camada superficial, corpo da lesão, zona escura e zona translúcida.
Quais são as características de cárie em esmalte?
A cárie ativa pode formar uma cavidade bem úmida com aspecto marrom-claro ou amarelado dentro do dente. Já com a cárie inativa, os buracos têm uma aparência endurecida e seca que, em sua maioria, possuem uma coloração amarronzada.
Quais são as características clínicas de uma lesão de cárie ativa em esmalte e em dentina?
Ao exame clínico, quando a cavidade apresentar cor amarelada, umidade, aspecto de tecido amolecido, e, ao deslizar um instrumento cortante o tecido se destacar facilmente, essa lesão está ativa e em progressão. Outra característica indicativa será a porosidade e cor branca do esmalte que está ao redor da cavidade.
Como fazer a remoção do tecido cariado?
A remoção da estrutura dentária cariada utiliza instrumentos manuais. A restauração da cavidade é feita com material restaurador adesivo a base de cimento de ionômero de vidro, o que reduz a dor e desconforto ao paciente5,29.
Qual a causa da lesão cariosa?
12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
Como ocorre a hipersensibilidade dentinária?
Observa-se que muitas vezes o paciente pode permanecer com hipersensibilidade dentinária por muito tempo sem que se desenvolva qualquer inflamação pulpar. Acredita-se que o movimento de fluidos pode ocorrer nessas condições e, de fato, é a premissa básica da teoria hidrodinâmica da algia dentinária.
Como funciona o tratamento restaurador da cárie dentária?
O tratamento restaurador da cárie dentária não garante um impacto nos indicadores de prevalência. O componente cariado é substituído pelo componente restaurado, mas a morbidade pela cárie dentária continuará a mesma.
Como ocorre a penetração de substâncias através da dentina?
Esse processo de penetração de substâncias através da dentina é um processo passivo e é determinado, em grande parte, pela estrutura própria da dentina. Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior.