O que os gregos mais valorizavam para criar as esculturas?
O que os gregos mais valorizavam para criar as esculturas?
A figura humana era o principal motivo na arte grega e refletia um respeito pelo equilíbrio. Valorizaram as ações humanas, na certeza de que o HOMEM era a criatura mais importante do universo. Não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários.
Como era a arte para os gregos?
A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
Qual é a origem da escultura grega?
Mesmo com estas influências prováveis, a escultura grega é em boa parte uma criação original. O Período Dedálico (c. 650−600 a.C.) foi assim denominado em homenagem a Dédalo, o herói mítico que é tido como inventor da arte da escultura.
Por que a escultura e a pintura grega fazem parte do teatro contemporâneo?
Ainda a esse respeito, podemos ver que a escultura e a pintura grega, por exemplo, reforçam ainda mais esse traço humanístico ao promover o desenvolvimento de técnicas que reproduziam o corpo com grande riqueza de detalhes. No âmbito das artes cênicas, os gregos fundaram gêneros que até hoje organizam as várias modalidades do teatro contemporâneo.
Quem foi o escultor mais famoso da Grécia Antiga?
Considerado um dos escultores mais importantes da Grécia Antiga, foi o criador das duas estátuas mais famosas da Antiguidade: “Athena” (438 a.C.) e “ Zeus ” (456 a.C.). “Athena” foi muito copiada e ainda hoje é possível vislumbrar uma delas no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Quando começou a arte grega?
A arte grega se modificou no decorrer dos séculos, sendo dividida em três períodos: Arcaico, Clássico e Helênico. Nesse período, os artistas gregos começaram a desenvolver as técnicas da escultura influenciados, inicialmente, pelos modelos egípcios e assírios.