Como o corpo era tratado na Antiguidade?
Índice
- Como o corpo era tratado na Antiguidade?
- Como era a representação do corpo humano nas pinturas e esculturas feitas pelos artífices da Idade Média?
- Por que foi desprezada a cultura do corpo na Idade Média?
- Como era e o que pensava sobre o corpo na Idade Média?
- Como se dá o declínio da Idade Média?
- Quando chega o fim da Baixa Idade Média?
Como o corpo era tratado na Antiguidade?
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. ... Além disso, a Igreja exercia forte influência nessa época, chegando até a extinguir os Jogos Olímpicos. Qualquer culto ao corpo era estritamente proibido.
Como era a representação do corpo humano nas pinturas e esculturas feitas pelos artífices da Idade Média?
Os corpos aparecem nas obras de forma materializada, encarnada, humana. O homem e a natureza começam a ser representados juntos. O corpo humano passa a ser visto e apreciado, como fonte de beleza e realização.
Por que foi desprezada a cultura do corpo na Idade Média?
As proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto.
Como era e o que pensava sobre o corpo na Idade Média?
Esta pesquisa tem o objetivo de descrever como era e o que se pensava sobre o corpo no período histórico chamado de Idade Média, conhecido também como “idade das trevas”, como cita TAVARES DE JESUS (1994). Para isso, contamos com estudos e reflexões de diversos autores.
Como se dá o declínio da Idade Média?
FARACO E MOURA (1995) afirmam que o declínio da Idade Média se dá com o crescimento da burguesia, a chegada do comércio e as grandes navegações, no fim do século XV. Já SOUTO MAIOR (1969) sugere que este longo período de tempo chega ao fim com a peste negra e as cruzadas.
Quando chega o fim da Baixa Idade Média?
Já SOUTO MAIOR (1969) sugere que este longo período de tempo chega ao fim com a peste negra e as cruzadas. Para PEREIRA (2004), o fim da Baixa Idade Média dá-se, oficialmente, com a queda do Império Romano do Oriente, derrubado pelos Turcos, conhecida como a tomada de Constantinopla.