Qual é a origem do processo de fundação das colônias gregas?

Índice

Qual é a origem do processo de fundação das colônias gregas?

Qual é a origem do processo de fundação das colônias gregas?

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (7 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Quais foram as causas da expansão colonial grega?

a migração de gregos para outros locais foi provocada por: 1° Escassez de alimentos e de outros produtos de primeira necessidade, no final do século VIII a.C. 2° A existência de muitos individuos sem propriedade e sem trabalho. 3° A melhoria das condições de navegação, o que facilitou a travessia por mar.

Quais colônias foram fundadas no período arcaico?

As colônias mais importantes desta região foram Sinope (c. 700 a.C.) e Cízico (c. 675 a.C.). De Mégara partem colonos que fundaram em 667 a.C. a cidade de Bizâncio.

Quais as principais colônias que os gregos fundaram após sua partida?

Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Península Itálica colônias como Tarento, Crotona, Nápoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grécia.

Quais as colônias Fundadas pelos fenícios?

Uma das colónias mais importantes fundadas pelos Fenícios foi Cartago (Kart Hadash), que se tornou a grande cidade comercial do Mediterrâneo, suplantando Tiro, a sua cidade-mãe. Por esta colónia passavam os produtos provenientes das rotas de caravanas que atravessavam o Sara - marfim, ouro, escravos e pedras preciosas.

Quais foram as principais causas e consequências da colonização grega?

Socialmente, a colonização do mar Mediterrâneo pelos gregos resultou no desenvolvimento de uma classe rica formada por mercadores (o comércio internacional desenvolvera-se a partir de então) e de uma grande classe média de trabalhadores assalariados, artesãos e armadores.

Como aconteceu a expansão colonial?

A Expansão Territorial do Brasil ocorreu nos primeiros anos após a colonização do país pelos portugueses. Os bandeirantes foram os protagonistas desse período, ao saíram em expedições para o interior do Brasil em busca de metais preciosos e resgate de escravos foragidos.

O que o Empórion e Apoikia?

Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e as emporia. As primeiras eram cidades-estado autónomas; as segundas eram colónias que funcionavam como meros entrepostos comerciais.

O que foram os tiranos em Atenas no período arcaico?

Neste período as cidades passaram a ser governadas por homens autoritários, que conquistaram o poder à força, e que se colocavam contra a nobreza mas que defendiam certos direitos da população comum. Eles ficaram conhecidos como tiranos, embora não houvesse ainda a carga negativa que a palavra anuncia.

Como ocorreu a formação das colônias gregas?

Foi a partir daí que observamos a formação das chamadas colônias gregas. Inicialmente, a formação das novas colônias aconteceu de forma não planejada, sendo as ocupações feitas de forma espontânea.

Como foi fundada a colônia grega no século VII?

No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

Qual a diferença entre a colonização grega e a grega?

Esta colonização diferia das migrações da Idade das Trevas grega na medida em que consistia em direção organizada pela metrópole originária ao invés do simples movimento de tribos que caracterizavam as migrações anteriores.

Como foram fundadas as colônias na Grécia?

Numerosas colônias foram fundadas no atual norte da Grécia, sobretudo na região da Calcídica, mas também na região da Trácia. Calcídica foi colonizada por eubeus, principalmente de Cálcis, que emprestaram seu nome a estas colônias.

Postagens relacionadas: