Como era iluminação das ruas antigamente?

Índice

Como era iluminação das ruas antigamente?

Como era iluminação das ruas antigamente?

As primeiras lamparinas Apesar da existência das velas em pratos com gordura animal e um pavio que queimava datarem 50.000 a.C., as primeiras formas de iluminações alternativas a fogueira a chegarem no Brasil foram as lamparinas a base de óleos vegetais ou animais.

Como é feita a iluminação atualmente?

Atualmente, nas zonas rurais, ainda pode-se encontrar postes de madeira, que têm sido substituídos por postes de concreto, já nas cidades predominam os postes de concreto e, principalmente metal, em diversas formas tamanhos e tecnologias de emissão de luz.

Por que a falta de iluminação nas ruas das cidades?

A escuridão e a falta de iluminação prejudicam os cidadãos, que, geralmente, em razão do trabalho ou estudo, acabam transitando à noite nas ruas. A falta de iluminação pública nas ruas das cidades contribui significativamente para a falta de segurança da população das cidades.

Qual a forma de iluminação utilizada na época?

Não há registro de outra forma de iluminação usada na época. Os portugueses trouxeram consigo as formas de iluminação utilizadas na Europa, como a lamparina à base de óleos vegetais ou animal. O óleo de oliva era um dos mais utilizados, mas era fabricado somente na Europa, por isso tinha altos custos, somente uma elite nobre o utilizava.

Qual a história da iluminação pública no Rio de Janeiro?

Portanto, as ruas nem sempre foram iluminadas e a iluminação pública mudou juntamente com a história. Também na cidade do Rio de Janeiro, em 1847, tiveram início os serviços de limpeza pública, executados pela empresa Aleixo Gary & Cia.

Quando começou a luz elétrica nas ruas de São Paulo?

Em São Paulo, esse processo se deu em 1863, pela São Paulo Gás Company Ltd. Dez anos depois, as ruas paulistanas já possuíam 700 lampiões a gás, que incluíam os que iluminavam pela primeira vez a Catedral da Sé, no centro. A primeira cidade do Brasil a ter luz elétrica nas ruas foi Campos, no Rio de Janeiro, em 1883.

Postagens relacionadas: