Como era formada a sociedade colonial do Vale do Guaporé?

Índice

Como era formada a sociedade colonial do Vale do Guaporé?

Como era formada a sociedade colonial do Vale do Guaporé?

O vale do Guaporé abrigou no período colonial uma sociedade mercantilista e escravocata , em que a maior distinção social era a condição de livre ou escravo . Essa situação causava tornando grandes tensões na capitania de mato grosso e Cuiabá tornando quase sempre eminente o confronto entre dominado e dominadores.

Como se divida a sociedade Guaporeana?

Resposta: livres e escravos, Livres eram os brancos; escravos eram os negros e os indígenas em menor número. A maioria absoluta dos habitantes eram mestiços e negros e os brancos eram minoria.

Como estava constituída a sociedade colonial no Brasil e o que faziam?

A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.

Quais eram as partes que compunham o engenho?

No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho.

Quais as causas do declínio do Vale do Guaporé?

Entre as principais causas de decadência do vale do Guaporé podem ser mencionadas: insalubridade, decadência do ouro, dificuldade de acesso e permanência, hostilidade índia.

Foi o principal quilombo do Vale do Guaporé?

Santo Antônio do Guaporé é uma comunidade quilombola originária da colonização portuguesa no Vale do Guaporé desde o século XVIII. Atualmente encontra-se fortemente impactada pela criação e implantação da REBIO Guaporé em 1982.

Quais as principais características da sociedade colonial?

Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social.

Postagens relacionadas: