Em quais atividades os indígenas foram usados como mão de obra pelos portugueses?

Índice

Em quais atividades os indígenas foram usados como mão de obra pelos portugueses?

Em quais atividades os indígenas foram usados como mão de obra pelos portugueses?

O primeiro ciclo econômico da colônia foi o pau-brasil. Os índios retiravam as árvores das florestas próximas ao litoral e colocavam-nas nas caravelas portuguesas em troca de espelhos e bugigangas que não tinham valor comercial para os portugueses, mas chamavam a atenção dos nativos. Essa troca chamava-se escambo.

Como a mão de obra indígena era valorizada?

Não obstante, a mão de obra indígena era muito valorizada na povoação do território ou para ocupar fronteiras. Era utilizada em larga escala em combates, para conter escravos africanos ou para auxiliar os capitães do mato na captura de escravos fugidos.

Qual é a alternativa à mão de obra africana?

Trata-se de uma alternativa à mão de obra africana durante todo o período do Brasil Colônia. Contudo, como os indígenas eram considerados súditos da Coroa portuguesa, escravizá-los era relativamente polêmico.

Como encontrar esse tipo de artesanato indígena?

Esse tipo de artesanato pode-se encontrar espalhados em diversas regiões do Norte e Nordeste do Brasil como, na Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Pará e o Amazonas. Artesanato indígena: Cada povo indígena tem seu próprio artesanato. Em geral, a tinta usada pelas tribos é uma tinta natural, proveniente de árvores ou frutos.

Por que a mão de obra cabia aos nativos?

A maior parte das tarefas extrativas cabia aos nativos. Entretanto, recrutar esta mão-de-obra não era tarefa simples. No Vale Amazônico, ela podia ser obtida, algumas vezes, por incursões armadas contra as tribos consideradas hostis aos portugueses.

Postagens relacionadas: