Qual era o objetivo do jongo quando foi criado?

Índice

Qual era o objetivo do jongo quando foi criado?

Qual era o objetivo do jongo quando foi criado?

Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros com a escravidão e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos.

Como era conhecido o jongo?

O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.

Por que o jongo pode ser considerado uma manifestação de resistência da cultura negra nos dias de hoje?

Percebe-se um processo educativo forte, o respeito aos mais velhos e a ancestralidade. Então o jongo nos dá a possibilidade de fazer uma ação afirmativa de valorizar a cultura afrodescendente, de reparar e ter uma interpretação errônea do que essa dança representa”, citou Aldjane.

Qual é a origem da dança Caxambu?

O Jongo/Caxambu é uma forma de expressão que integra percussão de tambores, canto e dança. Característico da região sudeste do país, era praticado pelos trabalhadores escravizados de origem bantu, nas lavouras de café e de cana-de-açúcar, como forma de lazer e resistência à dominação colonial.

Quando a dança jongo foi criada?

1960 O Jongo da Serrinha nasce com o intuito de pesquisar, criar produtos culturais (livros, espetáculos, filmes etc) e divulgar o jongo mundo afora. Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional.

Quando e onde surgiu o jongo?

O jongo chegou ao Brasil com os escravos africanos de origem bantu, vindos do Congo e de Angola, permanecendo presente entre aqueles que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar no vale do Rio Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.

Quais são as características do jongo?

Características - Jongo O Jongo é um ritmo quente e envolvente, que ainda conserva a punga (toque de umbigo), como em qualquer outra dança de umbigada. É feita uma roda e um casal dança no interior desta. Pode-se dançar a noite inteira em uma festa de Jongo, só interrompendo a dança com o nascer do sol.

São passos tradicionais do jongo?

Existe o passo tabeado ou “tabiá” em que durante a dança o jongueiro bate firme com pé direito no chão. Esse passo é tradicional no jongo carioca, criado pelo grupo Jongo da Serrinha, responsável pelo desenvolvimento do jongo no Rio da forma como conhecemos hoje.

Por que o jongo pode ser considerado uma prática cultural?

Resposta:No sul do estado do Rio de Janeiro, o Ponto de Cultura Jongo do Pinheiral é referência na arte de transmitir a tradição da dança e trabalhar a autoestima dos negros, com especial trabalho voltado às crianças. A região teve a maior fazenda de café na época do Brasil Colônia.

Quais os objetivos da criação de manifestações como jongo Congada candomblé e capoeira?

Jongo. O Jongo é uma forma de expressão negra brasileira praticada no meio urbano e em comunidades rurais do Sudeste brasileiro. Acontece nas festas de santos católicos e divindades afro-brasileiras. É uma forma de reverência aos antepassados e afirmação das identidades negras.

Postagens relacionadas: