O que aconteceu no Rio de Janeiro no século 19?
Índice
- O que aconteceu no Rio de Janeiro no século 19?
- Como a cidade do Rio de Janeiro era conhecida no início do século XIX pelos estrangeiros?
- Como era o Rio de Janeiro na passagem do século XIX?
- Qual a infraestrutura do Rio de Janeiro do final do século XIX?
- Quem escolheu o Rio de Janeiro?
- Qual a origem da ausência no Rio de Janeiro?
O que aconteceu no Rio de Janeiro no século 19?
NO INÍCIO DO SÉCULO XIX A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro em 1808, e a transformação da capital da colônia em sede do Império Português, propiciou uma série de transformações tanto no aspecto físico da cidade quanto no comportamento de seus habitantes.
Como a cidade do Rio de Janeiro era conhecida no início do século XIX pelos estrangeiros?
Não sem motivo, inúmeros estrangeiros referiam-se à cidade – nada maravilhosa antes das reformas promovidas a partir de 1903 – com o nome de “cidade da morte” ou “porto sujo”. Muitas embarcações chegavam a evitar a Baía de Guanabara, com medo da contaminação.
Como era o Rio de Janeiro na passagem do século XIX?
O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX, era um ambiente de expressivos contrastes sociais. De um lado, a capital do II Império e, posteriormente, da República, com o maior índice de alavancagem social, uma classe média urbana incorporada à paisagem, ocupando os cargos públicos e o pequeno comércio; de outro, um grande contingente ...
Qual a infraestrutura do Rio de Janeiro do final do século XIX?
O Rio de Janeiro do final do século XIX não tinha infraestrutura para suportar o seu próprio crescimento, embalado pela atividade econômica, a incorporação à paisagem dos escravos recém-libertos e a chegada de imigrantes.
Quem escolheu o Rio de Janeiro?
A escolha do Rio de Janeiro, que abrigaria a família real e sua corte, seguiu critérios importantes, segundo o professor Nireu Cavalcanti: “ Era a cidade brasileira mais populosa e mais importante economicamente. Possuía rica elite de comerciantes e uma indústria naval capaz de construir grandes navios.
Qual a origem da ausência no Rio de Janeiro?
Isso explica, pelos idos da primeira década do século XIX, a ausência no Rio de Janeiro de “belezas arquitetônicas”, segundo palavras do arquiteto Nireu Cavalcanti.