Quais são os tipos de lepra?

Índice

Quais são os tipos de lepra?

Quais são os tipos de lepra?

A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar. Os dois tipos distinguem-se pelo número de manchas de pele hipopigmentada e dormente – a lepra paucibacilar possui cinco ou menos e a multibacilar mais de cinco. O diagnóstico é confirmado com a análise de uma biópsia.

Como é tratada a lepra?

Hoje em dia, a lepra é tratada com antibióticos, e esforços de Saúde Pública são dirigidos ao diagnóstico precoce e tratamento dos doentes, à ajuda com próteses aos pacientes curados e que sofreram mutilações e à prevenção voltada principalmente para evitar a disseminação. O tratamento é eminentemente ambulatorial.

Quais são os novos casos de lepra no mundo?

Em 2012, havia em todo o mundo 189 000 casos crónicos de lepra, uma diminuição acentuada em relação aos 5,2 milhões na década de 1980. No mesmo ano registaram-se 230 000 novos casos. A maior parte dos novos casos ocorre em apenas 16 países, dos quais a Índia contabiliza mais de metade.

Quais são os tipos terapêuticos do leprae?

Em termos terapêuticos, somente os tipos paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos) são considerados. A transmissão do M. leprae ocorre a partir do contato com as secreções contendo o patógeno na mucosa nasal.

Qual a diferença entre a lepra e a tuberculose?

A lepra pode adotar também vários cursos intermediários entre estes dois tipos de lepra, sendo então denominada lepra dimorfa. Rosto com mancha descolorada e insensível a dor de lepra tuberculoide. Esta forma de lepra ocorre em pacientes que têm boa resposta imunitária ao bacilo de Hansen.

Postagens relacionadas: