Como era o comércio e a circulação de mercadorias no período medieval?

Índice

Como era o comércio e a circulação de mercadorias no período medieval?

Como era o comércio e a circulação de mercadorias no período medieval?

Resposta:o. comercio era escasso ,mas foi praticado durante toda a idade media nas proximidades dos castelos. o uso de dinheiro nessas transações comerciais era reduzido, pois prevalecia a troca direta de produtos chamadas escambo . o comercio também foi muito desigual em toda a Europa.

Como era a circulação de mercadorias?

Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias. ... As atividades comerciais desenvolvidas pelos mercadores eram realizadas quase sempre nas cercanias das cidades, muitas vezes nas beiras de estradas.

Por que os mercadores eram considerados aventureiros?

Por ser, ao mesmo tempo, navegante e comerciante, o mercador precisava desenvolver habilidades que contemplassem esses dois ramos de sua atividade. Para tanto, havia certa intelectualização exigida pelas experiências de navegação e do comércio.

Como era o comércio na Europa Ocidental durante o período feudal?

No ponto de confluência das principais rotas comerciais, realizavam-se grandes feiras. Nelas, podiam-se vender e comprar mercadorias vindas de diversas partes do mundo. As feiras medievais assinalavam o reaquecimento das atividades comerciais na Europa. À medida que o comércio se expandia, formavam-se vilas e cidades.

Qual foi a importância dos burgos para o comércio medieval?

Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.

Como pode ser explicada a circulação de mercadorias na cidade de?

Resposta: A cidade era ligada a regiões próximas por estradas de linhas retas; Tenochtitlán possuía canais labirínticos, palácios e templos, e a disposição dos bairros residenciais refletia a estratificação social.

Como era a circulação de pessoas produtos e culturas no Mediterrâneo?

a) Nos dois primeiros séculos, verificou-se que quase não houve circulação de pessoas, produtos e culturas pelo Mediterrâneo. ... e) Pelo Mediterrâneo circulavam pessoas, técnicas, línguas e culturas diversas, mas não produtos, visto que o comércio era quase inexistente.

Qual é a história do comércio?

História do comércio. Identificar o período exato que se iniciou o comércio é praticamente impossível. Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outras. E a ideologia do comércio é justamente isso: trocar uma coisa por outra.

Como foi o ressurgimento do comércio na Europa?

Um dos fatores responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa foram as Cruzadas, pois elas contribuíram para o restabelecimento das relações entre o Ocidente e o Oriente e para a abertura do mar Mediterrâneo aos mercadores da Europa ocidental.

Qual era o modo de vida dos mercadores?

O modo de vida dos mercadores não estava fundamentado na agricultura ou na posse da terra, mas no comércio e no dinheiro. De maneira geral, eles utilizavam como rota comercial as antigas estradas romanas. Transportavam seus bens em caravanas de animais de carga e, muitas vezes, viajavam protegidos contra assaltos.

Como funcionava o comércio na Antiguidade?

Entretanto, na antiguidade o comércio era diferente. O sistema de trocas, que é considerada a primeira forma de comércio, era local. Isso quer dizer que apenas as pessoas de uma determinada comunidade realizavam essas trocas.

Postagens relacionadas: