Como era a higiene íntima das mulheres na Idade Média?
Índice
- Como era a higiene íntima das mulheres na Idade Média?
- Porque os europeus não gostam de tomar banho?
- Como funcionavam as casas de banho na Europa medieval?
- Qual a origem do Banho em excesso?
- Quais eram as alternativas mais recomendadas na Idade Média?
- Onde encontramos os mais antigos relatos sobre o banho?

Como era a higiene íntima das mulheres na Idade Média?
Na Idade Média não existiam escovas de dente, perfumes, desodorantes, muito menos papel higiênico, as pessoas não tomavam banho e nem lavavam as roupas! A higiene pessoal não era considerada uma prioridade e para ser considerado limpo, bastava lavar as mãos e o rosto. ...
Porque os europeus não gostam de tomar banho?
A resposta deve estar nos hábitos existentes nos séculos passados e que impediram que o banho se tornasse, como para nós brasileiros, um hábito, uma necessidade mesmo, essencial. Mas, aos poucos, as coisas vão melhorando e o banho hoje é algo muito mais comum do que há 50 ou 20 anos atrás. Talvez pela globalização.
Como funcionavam as casas de banho na Europa medieval?
As casas de banho eram muito comuns na Europa medieval, a partir do século XIII, grandes cidades como Paris, Londres, Veneza, Roma, contavam com banhos públicos, chamados de “estufas” que, já em torno de 1300, funcionavam com imersão em água quente, sabão e ervas.
Qual a origem do Banho em excesso?
Nessa época, os médicos acreditavam que as doenças consistiam em manifestações malignas que tomavam o corpo do indivíduo por meio de suas vias de entrada. A partir dessa premissa, a classe médica concluiu que o banho em excesso alargava os poros da pele e, com isso, deixava o sujeito suscetível a uma doença.
Quais eram as alternativas mais recomendadas na Idade Média?
Junto com o mercúrio, os sanguessugas eram as alternativas medicinais farmacêuticas mais recomendadas na inacreditável Idade Média. De desconfortos estomacais a dores de cabeça, essa, quase sempre, era a solução. 13. Feridas eram curadas de maneira agradável, só que não...
Onde encontramos os mais antigos relatos sobre o banho?
Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo.