Como era o dia a dia dos colonos na fazenda de café?

Como era o dia a dia dos colonos na fazenda de café?
Os colonos, como eram chamados, tinham várias tarefas, entre elas a derrubada e queimada da mata, o plantio, a colheita, o beneficiamento e ensacamento do café. Geralmente ganhavam pelo número de pés de café que cuidavam. Sua rotina era controlada pelo fazendeiro por meio de contrato assinado na sua chegada à fazenda.
Quem foram os primeiros trabalhadores da fazenda de café?
Os africanos escravizados formaram a força de trabalho para laborarem no cultivo, colheita e beneficiamento do café. O transporte para o porto do Rio de Janeiro, de onde inicialmente era exportado, era feito no lombo das mulas.
Como se empregava a mão de obra para a produção do café no Império do Brasil?
As grandes fazendas cafeeiras de São Paulo e do Rio de Janeiro empregavam a mão de obra escrava, mas com a proibição do tráfico de escravos, no ano de 1850, as elites cafeeiras tiveram que encontrar uma alternativa para suprir a mão de obra nas lavouras de café.
Como eram conhecidos os donos das fazendas de café?
Nas grandes fazendas, a planta se transformou na principal lavoura e, para preservá-la, aqueles proprietários de escravos e de terras, que ficaram conhecidos como os barões do café, defendiam o regime de produção latifundiário-escravista.