O que é o ensino tradicional?

Índice

O que é o ensino tradicional?

O que é o ensino tradicional?

A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.

Como era o aluno no ensino tradicional?

Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes. Nesse modelo, em geral, há a adoção de testes e provas padronizadas e as diferenças individuais não são levadas em conta.

Quais as características do método tradicional de ensino?

ESCOLA TRADICIONAL: O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.

Qual a metodologia utilizada na pedagogia tradicional?

Na pedagogia tradicional, a metodologia baseia-se na exposição oral dos conteúdos, seguindo passos pré-determinados e fixos para todo e qualquer contexto escolar.

Como era a Escola de antigamente?

Como era a escola de antigamente? Como era a vida dos alunos há 80, 50 e 30 anos? O i falou com quatro pessoas, que recordaram os tempos de infância. “Fazia gazeta montes de vezes. Aquilo fazia-me tanta confusão que ficava semanas sem pôr os pés na escola”.

Qual o papel do professor na escola tradicional?

A escola tradicional era centrada no professor (magistrocêntrica), e na transmissão dos conhecimentos. O professor assumia o papel de detentor do poder, pelo poder do saber, com o desejo de ser reconhecido pelos por outros professores, pelos seus alunos e pela sociedade.

Qual a decorrência do ensino tradicional?

Uma das decorrências do ensino tradicional, já que a aprendizagem consiste em aquisição de informações e demonstrações transmitidas, é a que propicia a formação de reações estereotipadas, de automatismos, denominados hábitos, geralmente isolados uns dos outros e aplicáveis, quase sempre, somente às situações idênticas em que foram adquiridos.

Como era a vida dos alunos há 80 anos?

Como era a vida dos alunos há 80, 50 e 30 anos? O i falou com quatro pessoas, que recordaram os tempos de infância. “Fazia gazeta montes de vezes. Aquilo fazia-me tanta confusão que ficava semanas sem pôr os pés na escola”. Passados 80 anos, António ainda sente alguma revolta ao recordar os tempos da terceira classe, feita em Santarém.

Postagens relacionadas: