Como era o humor na comédia antiga?

Índice

Como era o humor na comédia antiga?

Como era o humor na comédia antiga?

A comédia antiga caracteriza-se pelo tom de humor e de sátira com que se crítica assuntos da vida quotidiana, aspetos políticos e sociais e figuras e instituições proeminentes, sendo a sua finalidade principal a diversão, para além do objetivo moralizante.

Como se originou a comédia?

A comédia antiga A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao deus Dioniso. A palavra comédia vem do grego "komoidía" ("komos" remete ao sentido de procissão). Na Grécia havia dois tipos de procissão que eram denominadas "komoi".

Quais são as três fases da comédia?

O que se sabe é que desde sua gênese, a comédia evoluiu ao longo de três fases: A comédia antiga, composta por quatro partes: prólogo, párodo, episódios e êxodo. Seu autor mais importante foi Aristófanes e seus temas eram relacionados às questões político-sociais.

Qual é o objetivo da comédia?

As comédias procuram entreter e divertir o público, dando-lhe vontade de rir, e em que os finais costumam ser felizes. A comédia é também o gênero que agrupa todas as obras com essas características. ... É muito comum a personagem principal de uma comédia representar um arquétipo (ser mentiroso ou forreta, por exemplo).

Quais são as três características da comédia?

Principais Características

  • Textos em versos.
  • Temas cotidianos.
  • Parodia e fantasia.
  • Sátiras políticas.
  • Críticas sociais.
  • Humor e estilo burlesco.
  • Ironia e sarcasmo.
  • Personagens simples (do povo) e nobres.

Quais são as características da commedia dell'arte?

As principais características da commédia dell´arte são o uso de máscaras, personagens tipos e improvisações chamadas de lazzi. O espetáculo não era, no entanto, totalmente improvisado. Havia uma sequência definida, chamada de canovaccio, no decorrer do qual os personagens incluíam seus lazzi próprios.

Onde se originou a comédia e quais eram seus objetivos?

A comédia, em seu período inicial, na Grécia antiga, tinha uma intenção didática: a de influenciar os espectadores, assim como acontecia nas tragédias.

Onde as apresentações de comédia surgiram?

Surgiu na Itália, ainda durante a idade média. Eram espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, sem texto fixo. Caracterizavam-se também pela utilização de máscaras e pela presença de personagens como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.

Qual a origem da Comédia Antiga?

Comédia Antiga (5 a.C.): surge durante o período da democracia ateniense, sendo seu principal representante Aristófanes, com suas sátiras políticas e sociais. Comédia Intermediária (4 a.C.): também chamada de “comédia mediana”, representa uma fase de transição de curta duração, sendo seu principal representante: Antífanes.

Quando começaram as comédias?

As comédias começam a ser encenadas por volta de 500 a.C., ou seja, cerca de 50 anos após as tragédias. Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas.

Como era a encenação da Comédia Antiga?

A encenação da comédia antiga era dividida em duas partes, com um intervalo. Na primeira, chamada agón, prevalecia um duelo verbal entre o protagonista e o coro. No intervalo, o coro retirava suas máscaras e falava diretamente com o público para definir uma conclusão para a primeira parte.

Qual seria o efeito da comédia?

O riso seria, então, o efeito buscado pelo autor para provocar no espectador a reflexão acerca das situações representadas no palco. Inicialmente, a comédia resumia-se em uma procissão na qual o povo participava entoando cantos em homenagem a Dionísio. Ao longo dos tempos, passaram a incorporar uma vertente satírica e jocosa.

Postagens relacionadas: