O que é senhor manso senhorial?
O que é senhor manso senhorial?
O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos.
O que tem no manso senhorial?
1. Manso senhorial. O manso senhorial, onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal, os moinhos, o forno e a forja, e também as terras cultivadas pelos trabalhadores para o sustento da família senhorial.
O que é a relação de servidão?
A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.
Quem morava no manso senhorial?
No manso senhorial, local onde o senhor feudal habitava, juntamente com a sua família, encontravam-se as mais importantes construções dos feudos, como o castelo, os fornos e os moinhos. Nessas terras, os servos trabalhavam alguns dias da semana exclusivamente para o senhor feudal.
Como eram os mansos comunal senhorial e servil?
Manso Senhorial - eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos); ... Veja que a referida divisão possibilitava uma maior organização dos feudos tendo em vista a extensão dele e a dificuldade de administração.
Qual era a divisão do feudo?
Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.