Como funcionava a Esparta?
Como funcionava a Esparta?
Tinha uma sociedade rígida, sem possibilidade de mobilidade social e bastante militarizada. A aristocracia era formada como um corpo militar de elite, e somente ele poderia participar da política, seja opinando, seja ocupando cargos políticos. A cidade de Esparta entrou em decadência a partir do século IV a.C.
Como era o comportamento de um espartano?
O comportamento de um espartano era bastante curioso. Até os 30 anos, ele não tinha uma casa para chamar de sua. Morava com a tropa, em geral em barracos, na periferia da cidade ou em tendas de campanha, algo esperado para quem nasceu para guerrear.
Qual a qualidade do espartano?
Todo o espartano deveria ter alma e coragem de guerreiro. Outra qualidade muito comum do espartano era ter uma vida sem luxo nem conforto. O termo utilizado para definir um espartano era "frugalidade" que significa uma vida de simplicidade. Sacrificar seus próprios gostos e necessidades pela defesa do Estado era uma ordem.
Como foi criada a sociedade espartana?
A sociedade espartana era fortemente controlada por um estado que exigia ordem e justiça, evitando o caos. Assim, criou-se um sistema que, desde cedo, controlava a vida de seus cidadãos, que deveriam ser criados para servirem o exército no futuro.
Como era permitido que os espartanos se casassem?
Vale destacar que, embora fosse permitido que os espartanos se casassem a partir dos 20 anos de idade, eles eram obrigados a viver com seus companheiros no alojamento militar oferecido pela cidade-estado.