Como era a forma de disciplinar empregada pelos jesuítas?

Índice

Como era a forma de disciplinar empregada pelos jesuítas?

Como era a forma de disciplinar empregada pelos jesuítas?

Embora não se preceituassem castigos corporais, os jesuítas não os suprimiram de todo. Permitiam-se, desde que houvesse justificativa, chicote ou palmatória, os golpes não ultrapassando a seis, evitando-se atingir o rosto ou a cabeça.

Qual a contribuição dos jesuítas para educação brasileira?

Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.

Qual a tendência pedagógica utilizada pelos jesuítas?

A pedagogia adotada pelos jesuítas caracterizou-se pelo espírito inaciano, apoiando-se no currículo humanista, na unidade de método e ordem. A qualidade do ensino, a formação de pessoas críticas, criativas, competentes e dispostas a modificar a realidade são propósitos máximos da educação jesuítica.

O que foi o Ratio Studiorum e o Guia das Escolas Cristãs?

O Ratio surgiu com a necessidade de unificar o procedimento pedagógico dos jesuítas diante da explosão do número de colégios confiados à Companhia de Jesus como base de uma expansão em sua totalidade missionária.

Quais são as regras do Ratio Studiorum?

O Ratio Studiorum determina a normatização da conduta de professores e alunos, o comportamento dos alunos em relação à formação moral, literária, filosófica e teológica, bem como das qualidades dos professores tanto dos colégios como das universidades.

Quais os níveis de ensino previstos pelo Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum apresenta os níveis de ensino; Humanidades, denominado de estudos inferiores, cujo currículo abrangia cinco disciplinas, sendo elas, retórica, humanidades, gramática superior, gramática média e gramática inferior.

O que era o Ratio Studiorum quais eram as principais orientações que ele continha para a educação daquela época?

Constituiu-se numa sistematização da pedagogia jesuítica contendo 467 regras cobrindo todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino e recomendava que o professor nunca se afastasse do estilo filosófico de Aristóteles, e da teologia de Santo Tomás de Aquino.

Qual a história da educação jesuíta no Brasil?

História da Educação Jesuíta no Brasil. A Chegada dos Jesuítas no Brasil e as primeiras escolas. No dia 29 de março de 1549, ao desembarcar da numerosa expedição do 1º. Governador Geral, Tomé de Sousa, no Arraial do Pereira, na Bahia de Todos os Santos, os seis jesuítas, liderados pelo Pe.

Quais são as escolas de jesuítas no Brasil?

Ao lado de cada residência, ao longo da faixa litorânea do Brasil, os jesuítas foram constituindo escolas de ler e aprender, ou escolas de bêa-bá, para o ensinamento da religião católica e das primeiras letras, e os recolhimentos ou internatos, as ´casas de meninos´.

Qual a obra dos jesuítas no Brasil?

Os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia.

Quando são expulsos os jesuítas?

Os jesuítas são expulsos em 1759, mas apenas nove anos depois, em 1768, é criada a Real Mesa Censória, órgão encarregado de assumir o controle da educação, que apenas em 1771 iniciou suas funções. Só aí decorreram 12 preciosos anos até a propalada mudança de rumos.

Postagens relacionadas: