Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?
Índice
- Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?
- Como a ligação as proteínas plasmáticas afeta a distribuição de fármacos?
- Como ocorre a absorção do fármaco?
- Como o pH de uma droga pode interferir em sua distribuição pelo organismo?
- Quais fatores interferem na ligação entre fármacos e proteínas exemplifique?
- Quais são os fatores fisiológicos que interferem na farmacocinética do fármaco?
- Quanto maior a ligação as proteínas plasmáticas mais rápido e a distribuição de um fármaco?
- Quando ligados as proteínas plasmáticas os fármacos não sofrem filtração glomerular?
- O que é o processo de absorção em farmacocinética?
- Como aumentar a absorção de fármacos lipossolúveis?
- Como pode-se definir a absorção do fármaco?
- Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
- Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?
A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.
Como a ligação as proteínas plasmáticas afeta a distribuição de fármacos?
As drogas sofrem ligação a proteínas plasmáticas. A eficácia de uma droga é afetada pelo grau em que ela se liga a proteínas no plasma sanguíneo. Quanto menos ligante a droga for, mais eficientemente ela pode transpor as membranas celular ou se difundir.
Como ocorre a absorção do fármaco?
Contudo, independentemente de o fármaco ser ácido ou básico, a maior parte da absorção ocorre no intestino delgado, uma vez que a área de superfície é mais ampla e as membranas são mais permeáveis ( Absorção de Fármacos : Administração oral ).
Como o pH de uma droga pode interferir em sua distribuição pelo organismo?
Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.
Quais fatores interferem na ligação entre fármacos e proteínas exemplifique?
A relação entre fração livre/fração ligada pode ser influenciada por situações onde ocorrem variações nas concentrações das proteínas plasmáticas, podemos citar as situações de hipoalbuminemia por cirrose, síndrome nefrótica, desnutrição grave e uremia; na gestação, em que há hemodiluição e em idosos, onde, muitas ...
Quais são os fatores fisiológicos que interferem na farmacocinética do fármaco?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Quanto maior a ligação as proteínas plasmáticas mais rápido e a distribuição de um fármaco?
Quanto menor for a interação dos fármacos com as proteínas plasmáticas, mais rapidamente este será absorvido, sendo portanto mais rapidamente utilizado em seu sítio de ação, mais rapidamente biotransformado e mais rapidamente excretado.
Quando ligados as proteínas plasmáticas os fármacos não sofrem filtração glomerular?
Em relação à eliminação renal, somente a droga não ligada é filtrada no glomérulo; portanto uma diminuição da LPP irá aumentar a concentração da droga livre disponível para a filtração - isto significa que se uma droga estiver altamente ligada a proteínas e depender de sua filtração glomerular para a sua eliminação ( ...
O que é o processo de absorção em farmacocinética?
A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.
Como aumentar a absorção de fármacos lipossolúveis?
A absorção de fármacos lipossolúveis aumenta com a ingestão de alimentos ricos em gorduras. O aumento do pH do suco gástrico dificulta a absorção de ácidos fracos no estomago. Retardo e aceleração do esvaziamento gástrico, afeta a velocidade de absorção nos primeiros segmentos intestinais.
Como pode-se definir a absorção do fármaco?
Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.
Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
O alimento pode exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis (p. ex., griseofulvina), reduzi-lo para fármacos degradados no estômago (p. ex., penicilina G) ou ter pouco ou nenhum efeito.
Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.